25.3 C
Paraná
quarta-feira, janeiro 22, 2025
spot_img
InícioSaúdeO que fazer se os sintomas da Covid-19 não...

O que fazer se os sintomas da Covid-19 não desaparecerem?

spot_img

Estima-se que entre 10 a 20% dos 31.754.465. brasileiros afetados pela Covid-19 sofram as consequências da doença por muito tempo.

Com as novas variantes do Covid-19 estão em ascensão, mais casos registrados regularmente à medida que os brasileiros retornam às rotinas pré-pandemia – e os pesquisadores estão aprendendo mais sobre um subconjunto de indivíduos afetados que apresentam sintomas prolongados que não desaparecem.

Agora oficialmente reconhecido pela maioria das agências de saúde, a Covid-19 longa inclui sintomas constantes, semiconstantes ou recorrentes que podem influenciar sua saúde por semanas ou meses após a doença inicial do Covid-19.

Embora a Covid-19 possa apresentar inicialmente certos sintomas direcionados – desde problemas respiratórios e sinusais superiores a condições gastrointestinais ou dores no corpo – aqueles que são afetados podem experimentar uma ampla gama de efeitos colaterais abrangentes, pois há mais de 15 possíveis complicações ao todo.A informação é do portal do GH.

Os sobreviventes de Covid têm:
🔹2 vezes o risco de desenvolver embolia pulmonar ou doenças respiratórias
🔹1 em cada 5 com idade entre 18 e 64 anos e um em cada quatro com idade superiores a 65 anos experimentou pelo menos uma condição possivelmente relacionada a Covid.

De acordo com as estatísticas divulgadas em março, pode haver até 6,2 milhões de brasileiros que estão lidando com complicações longas da Covid durante a pandemia.

E como cada caso da Covid longa é única, os profissionais de saúde ainda estão lutando para entender como os casos começam e podem ter problemas para diagnosticar certos indivíduos, deixando muitos se perguntando: meu sistema imunológico ainda está lutando contra os sintomas iniciais da doença ou estou enfrentando sintomas prolongados? Efeitos colaterais associados a Covid longa?

Embora os especialistas ainda tenham mais a aprender e entender sobre o tratamento da doença, há um indicador-chave que deve levar os indivíduos doentes a procurar ajuda – um cronograma após o primeiro teste positivo para Covid-19. Continue lendo para saber mais sobre os primeiros sinais de alerta e como determinar se você pode ser afetado, além de informações sobre como você pode começar a receber tratamento para sintomas prolongados.

Como determinar se você pode estar enfrentando as consequências da Covid-19:
Infelizmente, não há um único teste ou fator de determinação que os profissionais de saúde possam recorrer para diagnosticar alguém com sintomas longos de Covid. Atualmente, os profissionais de saúde costumam voltar atrás com os pacientes para documentar e identificar sintomas persistentes ou recorrentes após uma infecção inicial por SARS-CoV-2; é o principal método para determinar se alguém pode estar enfrentando a Covid longa, explica Pei-Yong Shi, MD, professor de biologia molecular da Universidade do Texas Medical Branch que atualmente lidera a pesquisa clínica de vacinas Covid-19, entre outras frentes.

Dr. Shi acrescenta que existem dois fatores comuns que atualmente servem como indicadores de que alguém pode estar sofrendo com a doença: primeiro, um conjunto de sintomas crônicos que parecem não estar desaparecendo; e segundo, e mais importante, uma linha do tempo e frequência sustentadas que são observadas após uma doença inicial.

Jaclyn L. Leong, D.O., especialista em medicina interna da UCI Health em Orange County, diz que também não há um padrão claro de sintomas ou gravidade entre aqueles que estão atualmente enfrentando o problema.

Os sintomas associados ao Long COVID incluem tudo, desde dor no peito e batimentos cardíacos acelerados até fadiga e distúrbios de saúde mental, com uma lista de 19 sintomas no total que podem qualificar alguém para um diagnóstico de Covid longo.

Sintomas Longos Comuns de COVID para indivíduos afetados:
Há uma grande variedade de problemas de saúde associados a Covid longa.

Qualquer combinação e gravidade dos seguintes sintomas pode levar um profissional de saúde a diagnosticá-lo com a doença.

Embora ainda não tenha sido estabelecido por meio de pesquisas revisadas por pares, o Dr. Shi compartilha que acha que um dos sintomas mais comuns entre os indivíduos afetados atualmente é a névoa cerebral. “Atualmente, não sabemos por que alguns pacientes desenvolvem Covid Longa, [e] as condições podem incluir uma ampla gama de problemas de saúde, que podem durar semanas, meses ou até anos”, acrescenta.

Os pesquisadores dividiram os sintomas da Covid longa em seis categorias gerais:

Sintomas gerais, principais.
Sintomas respiratórios e cardíacos.
Sintomas neurológicos.
Sintomas digestivos.
Problemas abdominais e articulares.

Estamos listando todos os 19 sintomas potenciais abaixo.

Fadiga crônica que torna as rotinas diárias quase impossíveis

Mal-estar pós-esforço, ou sintomas que se sentem consideravelmente piores depois de ser físico ou esforço mental por qualquer período de tempo

Febre

Dificuldade em respirar ou falta de ar frequente, falta de ar

Tosse

Dores no peito

Palpitações cardíacas ou batimentos cardíacos acelerados que ocorrem regularmente

Névoa cerebral, ou dificuldade em pensar ou se concentrar

Dor de cabeça

Sono interrompido

Depressão ou ansiedade

Tonturas ou tonturas quando você se levanta

Sensações de alfinetes e agulhas

Uma perda sustentada de olfato ou paladar, mesmo uma mudança sutil

Dor de estômago ou desconforto gastrointestinal

Diarreia crônica

Dores articulares ou musculares

Erupção cutânea

Mudanças sustentadas em um ciclo menstrual

De acordo com um artigo publicado pela American Medical Association (AMA), alguns especialistas acreditam que existem três tipos separados de Covid longa que afetam os brasileiros atualmente.

O primeiro tipo apresenta sintomas contínuos devido a danos sofridos por células em todo o corpo, o tipo mais comum da Covid longa.

Alguns indivíduos podem ser afetados por sintomas que reaparecem esporadicamente muito tempo após a recuperação inicial, aparentemente do nada – que é um tipo diferente de doença, relata a AMA.

Finalmente, o terceiro tipo de Covid longa envolve hospitalização crônica; sintomas graves que nunca param.

Os especialistas da AMA indicaram que os médicos estão reagindo de maneiras diferentes nos planos de tratamento para cada tipo.

Quando devo perguntar ao meu médico se estou com a Covid longa?
Como você pode ter um, um combo ou uma combinação única de qualquer um dos sintomas listados acima – em qualquer gravidade, de quase imperceptível a constantemente afetando sua saúde – pode ser mais fácil determinar se você está enfrentando doença examinando uma linha do tempo.

“A linha do tempo para os efeitos a longo prazo da Covid19 é definida pelo CDC como indivíduos com sintomas contínuos que persistem além de 4 semanas da infecção inicial”, diz o Dr. Leong. “Portanto, seus sinais e sintomas agudos iniciais devem resolver após quatro semanas – se não, pode ser indicativo da Covid longa”.

Se você notou que qualquer um dos sintomas acima ainda é um problema para você a um mês de um teste positivo para Covid-19, o Dr. Leong acrescenta que seu primeiro recurso pode ser um programa de Recuperação Longa da Covid recentemente estabelecido.

Esses recursos de saúde pública estão sendo criados em centros regionais de saúde para ajudar os pacientes a entender melhor seus sintomas e facilitar um tratamento mais eficaz.

Como posso tratar a Covid longa?
Ao contrário de outros tratamentos antivirais que podem ajudá-lo a se recuperar de uma doença inicial do Covid-19, incluindo Paxlovid, atualmente não há um medicamento ou processo de tratamento aprovado para lidar com a Covid longa.

Os pesquisadores estão coletando ativamente novas informações sobre como o sistema imunológico exibe sinais que podem indicar a Covid longa, os especialistas identificaram que a inflamação ligada ao estresse oxidativo em vários órgãos se tornou um sinal marcante dessa forma específica da doença . Mas os médicos estão atualmente usando medicamentos existentes para tratar sintomas em áreas únicas do corpo, em vez de de forma holística.

Embora não haja uma solução para acabar com a Covid longa, certamente não é um problema que se resolverá sozinho – e você precisará resolvê-lo com ajuda do seu médico o mais rápido possível.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui