A mulher quando entra na menopausa sente ondas de calor e alterações de humor, mas os efeitos não param por aí, pode trazer mudanças inesperadas, com a queda de cabelo.
Ao você notar o couro cabeludo ficando ralo ou mais exposto do que o normal é um sinal de estão acontecendo alterações capilares provocadas pela menopausa, isso é estressante, mas existem tratamentos que podem ajudar a controlar a queda de cabelo.
A perda de cabelo durante a menopausa geralmente ocorre devido a uma mudança gradual nos hormônios, incluindo estrogênio, testosterona e progesterona. Como o estrogênio desempenha um papel importante na promoção do crescimento e da espessura do cabelo, quando esses níveis diminuem, os folículos capilares tornam-se mais finos com o tempo, o que pode levar à queda.
A genética também desempenha um papel na menopausa. A alopecia androgenética, mais comumente conhecida como calvície masculina ou queda de cabelo feminina (dependendo se ocorre em homens ou mulheres, respectivamente), é causada por hormônios e genética e pode ser a razão pela qual as mulheres perdem cabelo durante a menopausa.
Isso pode ser desencadeado quando os níveis de estrogênio caem, tornando os folículos capilares mais finos, e pode ser mais comum em algumas mulheres do que em outras, com base em fatores genéticos.
A parte de trás do couro cabeludo não é suscetível à genética, então o cabelo das mulheres durante a menopausa geralmente será mais grosso na parte de trás e mais fino no topo da cabeça.
As mulheres também observam que, como as glândulas sebáceas estão sob o controle da testosterona, o cabelo pode ficar mais seco, mais quebradiço e crespo quando os níveis de testosterona diminuem.
O primeiro passo para reduzir a queda de cabelo durante a menopausa é cuidar de quaisquer deficiências nutricionais ou vitamínicas. A recomendação é tomar um multivitamínico diariamente e, se você não come carne vermelha duas a três vezes por semana, um suplemento de ferro.
Existem também tópicos de minoxidil vendidos sem receita que você pode aplicar no couro cabeludo todos os dias e que são aprovados pelos órgãos de saúde.
O minoxidil oral também é uma opção, mas você precisará que seu médico prescreva para você. Isso pode afetar o folículo capilar para promover o crescimento do cabelo e impedir a queda.
Se você está procurando produtos que ajudem a retardar a queda de cabelo, a recomendação é comprar um shampoo com ingredientes que ajudam no crescimento. Procure xampus contendo piritiona de zinco e cetoconazol para ajudar a iniciar o processo até que você consiga marcar uma consulta com seu médico.
Se você tem deficiência de vitaminas em algumas áreas importantes, pode estar mais propenso a notar queda ou queda de cabelo. Para ajudar a fornecer ao seu cabelo as vitaminas necessárias para permanecer mais forte, o primeiro passo é tomar um multivitamínico ou suplemento semelhante para prevenir ou corrigir quaisquer deficiências nas seguintes áreas: zinco, ferritina, biotina, embora haja dados limitados, vitamina D e ferro.
Aqui estão alguns tratamentos que podem ajudar a combater a queda de cabelo causada pela menopausa.
Terapia de reposição hormonal: a TRH às vezes é usada para complementar os níveis de estrogênio durante a menopausa, o que pode ajudar a conter a queda de cabelo.
Terapia de luz laser de baixo nível: dispositivos como pentes de cabelo a laser não são invasivos e usam luz vermelha para ajudar a promover o crescimento do cabelo.
Tratamentos tópicos ou medicamentos orais: o uso de minoxidil pode ajudar no crescimento do cabelo.
Suplementos nutricionais: tomar suplementos que contenham biotina, zinco e outras vitaminas que apoiam o crescimento do cabelo pode ser benéfico.
Transplante capilar: o transplante envolve cirurgia minimamente invasiva para mover os folículos capilares de um local para outro.
Como sempre, você deve consultar seu médico para saber o que pode estar causando a queda de seu cabelo. No entanto, existem algumas coisas que você pode fazer em casa para ajudar a prevenir a queda de cabelo.
Seja gentil com seu cabelo: práticas suaves de cuidado com o cabelo podem ajudar a minimizar danos e quebras no cabelo. Evite usar calor excessivo ao modelar o cabelo com ferramentas térmicas e evite produtos químicos agressivos no cabelo. Se você costuma usar o cabelo preso, evite penteados apertados, como um rabo de cavalo alto e penteado para trás.
Gerencie seu estresse: O estresse pode aumentar a queda de cabelo, então tente praticar atividades conscientes, como ioga ou meditação, para ajudar a equilibrar seu humor. Buscar terapia médica também pode ajudar a controlar o estresse.
Massageie o couro cabeludo: massagear o couro cabeludo aumenta o fluxo sanguíneo para os folículos capilares, o que pode promover o crescimento do cabelo e reduzir a queda do cabelo.
Tome medidas preventivas: iniciar o minoxidil tópico desde o início, em vez de esperar que ocorra a queda de cabelo, bem como tomar um multivitamínico e usar xampu medicamentoso.