InícioSegurançaComo evitar golpes por telefone que utiliza IA

Como evitar golpes por telefone que utiliza IA

spot_img

A IA rapidamente se torna uma das novas tecnologias mais importantes da história, e as pessoas mais poderosas do mundo não têm certeza de seu significado.

No entanto, os infratores com certeza o fazem.

No meio ano desde que a OpenAI lançou o ChatGPT pro público, acendeu um concurso de armas de raciocínio computadorizado com a possibilidade de mudar a história – outro tipo de cibercriminosos está entre os mais rápidos em negociar.

Para roubar centenas de milhares de dólares de pessoas como você e eu, esses bandidos da próxima geração chegam equipados com novas ferramentas e métodos sofisticados.

“Estou vendo uma ascensão profundamente perturbadora em bandidos que utilizam inovação de ponta – inteligência artificial criou deepfakes e vozes clonadas – para executar planos extremamente perversos que são excepcionalmente difíceis de reconhecer”, Haywood Talcove, presidente da LexisNexis Chance Arrangements’ Administration Gathering, uma organização global de dados e exames localizada em Atlanta, me avise pelo Zoom.

Talcove explicou: “É um golpe se você receber uma ligação no meio da noite que soe exatamente como seu filho ou neto em pânico dizendo: Socorro, sofri um acidente de carro, a polícia encontrou drogas no carro e preciso dinheiro para pagar fiança (ou para um retentor de um advogado)”

Pelo menos oito idosos no Canadá foram enganados, pagando uma quantia exorbitante nos três primeiros dias no início deste ano, usando vozes geradas por IA que ele provavelmente clonou de perfis de mídia social, disseram as autoridades policiais canadenses.

Truques comparativos perseguindo tutores e avós também estão surgindo em quase todos os estados da América. Este mês, algumas regiões escolares do Oregon alertaram os responsáveis sobre uma série de chamadas de captura falsas.

As chamadas chegam de um ID de convidado obscuro (no entanto, até mesmo números de telefone celular não são difíceis de parodiar hoje em dia). Uma voz que parece que seu ente querido está dizendo que está tendo problemas aparece. Depois disso, eles são cortados e você ouve um grito antes que outra voz do outro lado da linha exija resgate ou saia.

Um especialista informou que as famílias perdem muito dinheiro a cada truque de captura falsa.

Talcove sugere ter uma frase secreta familiar que ajude você e seu círculo interno mais próximo a compartilhar. Tente não torná-lo algo facilmente encontrado online – nada de nomes de animais de estimação, grupos mais amados e assim por diante. Faça duas ou três palavras sobre as quais você fala e lembra. Se você receber uma ligação que pareça ser de um ente querido, pergunte imediatamente a palavra ou frase de código.

Diga ao chamador que você tem uma conexão ruim e ligará de volta se ele fingir ser policial. Solicite o nome do local de onde eles estão ligando (segurança do local, prisão próxima, batalhão) e desligue (apesar do fato de que vigaristas expressarão praticamente qualquer coisa para inspirá-lo a permanecer disponível). Encontre o número de telefone da instalação on-line ou ligue para a polícia local para informá-los sobre a situação se você não conseguir entrar em contato com seu ente querido.

Lembre-se de que esses criminosos usarão uma variedade de métodos comprovados, incluindo medo e pânico, para fazer com que você forneça informações pessoais ou envie dinheiro. O chamador normalmente solicita que você transfira dinheiro, transfira-o diretamente por meio de pix, envie criptomoeda ou compre cartões-presente e forneça os números e PINs do cartão. Tudo isso são enormes bandeiras vermelhas.

Além disso, você precisa ser mais cauteloso do que nunca com as informações que divulga ao público.

Além disso, a FTC aconselha ligar para o suposto contato para confirmar a história: “use um número de telefone que você sabe que é deles”. Em seu site, afirma: “Se você não conseguir entrar em contato com seu ente querido, tente entrar em contato com ele por meio de outro membro da família ou amigo”.

Talcove emite um aviso: “Um criminoso só precisa de três segundos de áudio de sua voz para ‘cloná-la’.” Utilize as redes sociais com extrema cautela. Pense em tornar seus registros privados. Tente não revelar os nomes de sua família ou mesmo de seu cão. Todas essas informações podem ser usadas por um criminoso equipado com tecnologia deepfake para enganar você ou seus entes queridos em uma farsa.

Talcove compartilhou cerca de seis cortes de vídeo “como fazer” que ele diz ter retirado da deepweb mostrando esses truques na vida real. Ele entendeu que bandidos frequentemente vendem dados sobre o método mais eficiente para fazer esses deepfakes para outros fraudadores.

Fico de olho nas estratégias emergentes e nas redes criminosas. Ele continuou: “Nós literalmente monitoramos as mídias sociais e a darknet e penetramos em organizações criminosas”. Está ficando assustador. Por exemplo, os canais podem ser aplicados no Zoom para transformar a voz e a aparência de alguém. Um criminoso que captura apenas alguns momentos de som de seus [feeds de mídia social], por exemplo, podendo clonar sua voz.”

Eu simplesmente pesquisei “clone de voz AI” no Google ao invés de entrar em qualquer uma das seções dos fóruns de crime organizado. Não vou revelar a ferramenta específica que usei, mas consegui carregar 30 segundos da voz do meu marido de um vídeo de smartphone para um gerador de áudio AI gratuito online em menos de dez minutos. Mandei uma mensagem para nossa família depois de digitar algumas falas engraçadas que eu queria que “ele” dissesse.

Sua mãe, meus pais e nossos filhos foram enganados por isso.

Talcove afirma: “Somos todos vulneráveis, mas nossos pais e avós são os mais vulneráveis”. 99 em cada 100 indivíduos não conseguiam reconhecer um vídeo deepfake ou um clone de voz. No entanto, nossos pais e avós, em geral, estão menos familiarizados com essa inovação. Eles nunca poderiam pensar que a voz ao telefone, que soa exatamente como seu filho gritando por socorro durante uma apreensão, pode ser totalmente falsa.”

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui