Os americanos dizem que a química colocada na água é prejudicial para a saúde, resseca o cabelo e incomoda as pessoas com pele sensível, mas a tecnologia está aqui para evitar, a nova coqueluche no mercado amerciano é um chuveiro que filtra a água e retira todos os produtos colocados para a limpeza.
Vamos dar algumas dicas para você fugir dessa loucura química que nos afeta na vida diária.
Pense que cada tipo de filtro tem diferentes funções, os filtros de carvão ativado reduzem o cloro e os odores na água; os de cerâmica reduzem bactérias, sujeira e detritos na água; os de filtros de sulfito de cálcio reduzem o cloro e a cloramina na água e os filtros de vitamina C (ácido ascórbico) reduzem o cloro e a cloramina na água.
A primeira coisa que você precisa fazer ao comprar um chuveiro é escolher o tipo de filtro, porque determina quais impurezas o chuveiro remove. Carvão ativado, KDF-55 e sulfato de cálcio são alguns dos tipos de filtro mais comuns que você encontrará — eles removem cloro, metais pesados e outros minerais da água que podem afetar sua pele e cabelo. As marcas geralmente adicionam filtros diferentes aos seus acessórios para oferecer a máxima purificação.
Certifique-se antes de adquirir o chuveiro com filtro os detalhes de desempenho, de preferência por meio de dados de testes de terceiros, facilmente encontrados na internet.
Essas informações podem estar disponíveis em sites de marcas, ou você pode entrar em contato com uma marca e solicitar uma cópia. Não há regulamentações federais sobre filtros de água residenciais, mas há padrões voluntários (definidos por organizações como organizações sem fins lucrativos de saúde pública) com os quais as marcas podem testar seus produtos.
O recomendado é comprar de uma marca que teste seus chuveiros filtrados de acordo com o padrão NSF 177 da National Sanitation Foundation, que certifica modelos que reduzem o cloro na água. (O cloro pode causar ressecamento da pele e danos ao cabelo, de acordo com especialistas.)
Taxa de fluxo: A taxa de fluxo, medida em galões por minuto (gpm), refere-se à quantidade de água que sai de um acessório (como um chuveiro) durante um determinado período de tempo. Talvez você precise de um dispositivo chamado restritor de fluxo para reduzir a força da água.
Os chuveiros filtrados ainda não fabricados no Brasil e é projetada para funcionar no padrão dos EUA, de acordo com especialistas. Muitos também vêm com uma mini chave inglesa e fita de encanador para instalação.
Configurações de pulverização: alguns chuveiros têm configurações de pulverização diferentes — alguns oferecem apenas uma; as opções comuns incluem névoa, chuva ou dupla. Pense na sua preferência pessoal e nas de qualquer pessoa com quem você more.
Filtros de substituição: você terá que substituir o filtro a cada poucos meses, dependendo do que a marca recomendar
Acabamento: os chuveiros com filtro geralmente vêm em diferentes acabamentos e cores para que você possa escolher um que combine com o hardware do seu banheiro.