Uma aula de saúde do ensino médio, que convenientemente ocorre ao mesmo tempo que a puberdade, é onde muitas pessoas experimentam os hormônios pela primeira vez. Durante esta fase da vida, os hormônios causam uma variedade de mudanças, incluindo o crescimento de pelos no corpo, mudanças nos ovários ou testículos e mudanças no humor. Gravidez e menopausa são dois outros casos em que ocorrem alterações hormonais. No entanto, e quanto ao tempo restante?
O fato é que os níveis hormonais flutuam naturalmente ao longo do dia; Durante a puberdade, gravidez e menopausa, essas mudanças são particularmente extremas. O desequilíbrio hormonal, que ocorre quando uma pessoa apresenta um desequilíbrio de um ou mais hormônios, é diferente das alterações do dia a dia. Um desequilíbrio hormonal pode resultar em uma ampla gama de problemas de saúde, alguns dos quais requerem intervenção médica.
Aprenda tudo o que você precisa saber sobre desequilíbrio hormonal e como determinar se seus níveis hormonais estão na faixa certa lendo.
Vamos voltar àquela aula de saúde do ensino médio por um segundo para revisar o que são os hormônios e como eles funcionam no corpo. Os produtos químicos são mensageiros de substâncias no corpo que são importantes para ajudar a completar toda uma série de capacidades básicas. Isso inclui a manutenção do equilíbrio no metabolismo, regulação do humor, função sexual, ciclo sono-vigília, crescimento e desenvolvimento e homeostase, ou manutenção do equilíbrio nos sistemas do corpo.
Embora alguns hormônios, como cortisol, estrogênio, testosterona e progesterona, recebam mais atenção do que outros, o corpo humano contém mais de cinquenta hormônios. Um desequilíbrio hormonal ocorre quando o corpo produz muito ou pouco de um determinado hormônio ou hormônios.
O fluxo normal de hormônios que ocorre ao longo do dia e do mês, principalmente para as mulheres, não é o mesmo que desequilíbrio hormonal. Essas modificações são mais radicais. A razão pela qual os produtos químicos realmente devem permanecer ajustados é porque eles são necessários para praticamente todas as funções de nossos corpos. Problemas de saúde menores e mais graves podem resultar de um desequilíbrio.
Várias variáveis podem causar uma irregularidade hormonal. Algumas, como puberdade, gravidez e menopausa, são fases naturais da vida. Esteróides, certos medicamentos, estresse crônico, condições autoimunes e tumores não cancerosos são causas adicionais.
Se você tem um desequilíbrio hormonal porque os hormônios têm um efeito tão grande sobre o funcionamento do corpo, provavelmente você terá alguns sintomas. Esses efeitos colaterais lembram mudanças no estado de espírito (como desconforto ou desânimo), inflamação da pele, fraqueza, problemas estomacais, pele e cabelos secos, diminuição do volume, períodos de peso ou esporádicos, perda de desejo sexual, crescimento de cabelo ou infortúnio, batimentos cardíacos lentos, queimaduras quentes, secura vaginal, pele encharcada e quente, marcas na pele, tremores nas mãos e morte, aversão a temperaturas quentes ou frias, ganho de peso ou infortúnio e colesterol elevado.
Como a lista de sintomas é tão longa e variada, se você sentir algum dos sintomas mencionados acima, consulte um médico e verifique seus níveis hormonais. Os fornecedores de serviços médicos podem realizar exames de sangue para verificar seus níveis químicos e verificar se há alguma estranheza.
Não só é essencial estar ciente de que você está passando por um desequilíbrio hormonal para controlar os sintomas (embora isso também seja importante), mas também para garantir que isso não tenha um impacto negativo em sua saúde. Muitas circunstâncias são causadas por estranheza química, incluindo diabetes, doenças da tireóide e esterilidade. Certas condições do sistema imunológico, semelhantes à doença de Graves e à doença de Hashimoto, podem causar uma irregularidade hormonal e são vitais para serem tratadas adequadamente.
Supondo que você esteja enfrentando desconforto químico, existem opções de tratamento disponíveis. A causa determina o tratamento adequado. Por exemplo, se uma pessoa tem níveis baixos de hormônio tireoidiano, ela pode receber um medicamento para tireoide. Ou, se uma pessoa não tem um determinado hormônio, o médico pode prescrever um medicamento hormonal.
O equilíbrio hormonal também pode ser ajudado por fatores como dieta e estilo de vida. Consumir alimentos ricos em estrogênio, como soja, linhaça, frutas secas e vegetais crucíferos, por exemplo, pode ajudar uma pessoa com baixo nível de estrogênio. O equilíbrio hormonal também pode ser melhorado reduzindo o estresse e dormindo o suficiente.
A realidade com relação aos produtos químicos é que, quando tudo estiver ajustado, você provavelmente não os considerará muito; eles estão trabalhando nos bastidores mantendo tudo funcionando. No entanto, se algo estiver errado, você provavelmente notará. Consulte um médico se sentir algum sintoma por conta própria. Você pode controlar seus sintomas e restaurar o equilíbrio do corpo com ajuda.