InícioCiênciaComo os astronautas usam o banheiro enquanto estão em...

Como os astronautas usam o banheiro enquanto estão em órbita?

spot_img

Quer você use um banheiro feito de ouro ou um buraco no chão, a gravidade puxa seu lixo para longe de você na Terra. “Cumprir seu dever” é um pouco mais difícil para os astronautas. Quaisquer gotas ou pingos soltos podem flutuar para fora do vaso sanitário se não houver gravidade. Isso é prejudicial ao delicado equipamento da estação espacial e também à saúde dos astronautas.

Eu estudo vulcões em diferentes planetas e estou interessado em como os indivíduos podem funcionar em condições ultrajantes como o espaço.

Então, no espaço ou na Estação Espacial Internacional, como você usa o banheiro? Com cuidado e sucção.

Alan Shepard se tornou o primeiro americano a ir ao espaço em 1961. Não havia planos para ele fazer xixi porque sua viagem deveria ser curta. No entanto, depois que Shepard entrou no foguete, o lançamento foi adiado por mais de três horas. Ele finalmente perguntou se poderia sair do foguete para urinar. O controle da missão decidiu que Shepard poderia urinar com segurança dentro de seu traje espacial, em vez de perder mais tempo. De cueca molhada, o primeiro astronauta americano partiu para o espaço.

Felizmente, a estação espacial agora tem um banheiro. O primeiro banheiro foi feito para homens em 2000 e era difícil para as mulheres usarem: você tinha que ficar em pé para fazer xixi. Para se sentar no pequeno vaso sanitário e manter uma vedação firme entre suas nádegas e o assento, os astronautas usavam tiras nas coxas para fazer cocô. Foi difícil de limpar e não funcionou muito bem.

Portanto, a NASA gastou US$ 1 milhão em 2018 em um banheiro novo e melhorado para os astronautas da Estação Espacial Internacional. O novo banheiro é um banheiro a vácuo feito apenas para banheiros de gravidade zero, para que possa contornar os problemas. Duas partes compõem isso: uma mangueira que tem um funil para urinar no final e um pequeno assento elevado para urinar.

Para evitar que os astronautas se desviem enquanto fazem seus negócios, há muitos pontos de apoio para as mãos e os pés no banheiro. Eles podem urinar sentados ou em pé, segurando o funil e a mangueira firmemente contra a pele para evitar vazamentos. Assim como na Terra, os astronautas levantam a tampa do vaso sanitário e sentam no assento para urinar. No entanto, para controlar o cheiro e evitar que as coisas se afastem, esta sanita começa a aspirar assim que a tampa é levantada. O assento do vaso sanitário é menor do que o da sua casa para garantir um ajuste confortável entre as nádegas dos astronautas e o assento.

Mais de 90% do cocô é água. Reciclar a urina é preferível a importar água limpa da Terra porque a água é pesada e ocupa muito espaço. Tudo o que o explorador espacial faz é recolhido e transformado em água potável perfeita. “O café de hoje é o café de amanhã!” é um ditado usado pelos astronautas.

O cocô dos astronautas às vezes é trazido de volta à Terra para os cientistas estudarem, mas na maioria das vezes é queimado. A porcaria é aspirada em recipientes de lixo que são colocados em compartimentos à prova de água/ar. Além disso, luvas, que ajudam a manter tudo limpo, lenços umedecidos e papel higiênico são adicionados aos recipientes pelos astronautas. Depois disso, os contêineres são carregados em um navio cargueiro que transportava suprimentos para a estação espacial. Esta nave é então lançada na Terra e queima na atmosfera superior da Terra.

Se você já viu uma estrela cadente em algum momento, pode ter sido uma estrela cadente destruindo o ambiente da Terra – ou pode ter sido uma porcaria de explorador espacial em chamas. E da próxima vez que você precisar urinar ou fazer cocô, fique feliz porque a gravidade está ajudando você.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui