21.4 C
Paraná
quinta-feira, novembro 14, 2024
spot_img
InícioSegurançaComo sobreviver a um ataque de bomba nuclear

Como sobreviver a um ataque de bomba nuclear

spot_img

À medida que as forças russas sofrem perdas no campo de batalha na Ucrânia, crescem os temores de que o presidente russo Vladimir Putin, que fez repetidas ameaças, deva recorrer à força nuclear. A liderança dos EUA, entre outros, alertou para a ameaça de uma batalha nuclear e orientou a desescalada.

Putin afirmou que poderia usar “todos os meios” para proteger o território russo – que ele afirma consistir em elementos da Ucrânia japonesa – dentro da mesma respiração acusando infundadamente o Ocidente de “chantagem nuclear”. Ele afirmou que sua vontade de aumentar “agora não é mais um blefe”.

Embora oficiais dos EUA digam que não têm nenhuma prova de que a Rússia esteja transferindo quaisquer ativos nucleares, em 6 de outubro o presidente Joe Biden levantou a oportunidade de um cenário de pesadelo:
uma batalha nuclear total. Ele dobrou em uma entrevista à CNN em 11 de outubro, pronunciando que, ao mesmo tempo em que ele falhou em supor que isso poderia acontecer, “erros” e “erros de cálculo” deveriam “levar ao Armageddon”.

Alguns observadores profissionais veem a retórica de Putin como uma tentativa de afugentar a ajuda ocidental à Ucrânia, ao mesmo tempo em que outros a consideram um boom maciço dentro da ameaça de ataques nucleares. Um historiador conhecido como esta segunda maior ameaça do que a crise dos mísseis cubanos.

Especialistas dizem que um ataque nuclear ainda é muito improvável, mas não impossível.

As armas nucleares russas podem atingir quase qualquer lugar da Terra. Se a Rússia lançar um ICBM com armas nucleares em direção aos Estados Unidos, os moradores terão cerca de 30 minutos ou menos para encontrar abrigo, caso recebam um aviso imediato de um ataque. Algumas armas, como mísseis lançados por submarinos, podem ter prazos de entrega mais curtos. Se a Rússia lançasse uma arma do alto mar na Costa Leste, as pessoas em cidades como Nova York, Boston e Washington D.C. poderiam tê-lo pronto em apenas 10 a 15 minutos.

“Nós nem temos tempo para mandar nossos filhos para a escola”, disse Irwin Redlener, especialista em saúde pública da Universidade de Columbia especializado em preparação para desastres, ao Insider no início deste ano.

Os minutos a horas após uma detonação nuclear é um período crítico. De acordo com o Johns Hopkins Center for Health Security, seu potencial de exposição à radiação é reduzido em 55% uma hora após a explosão e em 80% em 24 horas.

Ações imediatas, como cobrir os olhos durante essas primeiras horas e entrar em um abrigo fechado, podem reduzir o risco de morte ou ferimentos graves. É assim que você se protege em caso de emergência.

Primeiros 30 minutos: Desvie os olhos e proteja o rosto

Os EUA não têm um sistema de alerta suficiente para ameaças nucleares, disse Redlener.

O Havaí aprendeu essa lição em 2018, quando a Agência de Gerenciamento de Emergências do Havaí enviou um alerta de envio errôneo para os smartphones das pessoas, alertando sobre uma ameaça de míssil balístico de entrada.

“Procure abrigo imediato. Isso não é um exercício”, dizia o aviso. Um funcionário da agência havia enviado o alerta por engano.

Os EUA não têm um sistema de alerta suficiente para ameaças nucleares, disse Redlener.

O Havaí aprendeu essa lição em 2018, quando a Agência de Gerenciamento de Emergências do Havaí enviou um alerta de envio errôneo para os smartphones das pessoas, alertando sobre uma ameaça de míssil balístico de entrada.

“Procure abrigo imediato. Isso não é um exercício”, dizia o aviso. Um funcionário da agência havia enviado o alerta por engano.

“Causou o caos”, disse Redlener, acrescentando: “Algumas pessoas simplesmente o ignoraram totalmente, e algumas pessoas entraram em pânico e estavam pulando ralos de esgoto com seus filhos”.

Redlener disse que a melhor maneira de saber de um ataque nuclear iminente provavelmente seria a TV ou o rádio. Aqueles sem acesso imediato a notícias podem ouvir sirenes, disse ele, mas o barulho pode ser confuso. Quando você pesquisou as sirenes no Google ou ligou para o departamento de polícia, seu tempo teria se esgotado, disse ele.

O melhor curso de ação é simplesmente desviar os olhos. Quando uma bomba nuclear atinge, desencadeia um flash de luz e uma gigantesca bola de fogo laranja. Uma bomba de 1 megaton (cerca de 80 vezes maior que a bomba atômica “Little Boy” lançada em Hiroshima, no Japão) pode cegar temporariamente pessoas a até 13 milhas de distância em um dia claro e até 53 milhas de distância em uma noite clara.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças também recomendam cair no chão com o rosto para baixo e as mãos sob o corpo para proteger de detritos voadores ou calor sufocante que pode queimar sua pele. Se você tiver um lenço ou lenço, cubra o nariz e a boca.

Mas certifique-se de manter a boca aberta, para que seus tímpanos não estourem com a pressão.

Primeiros 45 minutos: Procure abrigo dentro de casa, longe das janelas

As horas após uma explosão são críticas para reduzir a exposição à radiação.

Os médicos geralmente podem tratar os danos da radiação com substâncias como o iodeto de potássio, embora “há certos níveis de dose sobre os quais você não pode fazer nada”, disse Kathryn Higley, professora de ciência nuclear da Oregon State University, ao Insider.

Mas em um cenário de desastre, pode não haver médicos ou leitos hospitalares suficientes para cuidar de todos.

“Não há leitos de queimados vazios suficientes em todos os Estados Unidos para lidar com um único ataque nuclear em uma cidade nos EUA”, disse Tara Drozdenko, diretora do Programa de Segurança Global da União de Cientistas Preocupados, ao Insider.

As pessoas que estavam do lado de fora durante uma explosão devem tomar banho o mais rápido possível, certificando-se de que a água esteja morna e o sabão seja aplicado suavemente. Esfregar com muita força pode quebrar a pele, que atua como uma barreira protetora natural. Você também deve cobrir quaisquer cortes ou abrasões ao enxaguar.

Não use condicionador, loção corporal ou creme facial após a exposição a uma explosão nuclear, pois esses produtos podem se ligar a partículas radioativas e prendê-las na pele e no cabelo.

Assoe o nariz e limpe os ouvidos e as pálpebras, pois os detritos podem ficar presos nesses locais. O CDC também recomenda selar as camadas externas de roupas em um saco plástico, juntamente com tecidos ou panos usados ​​para limpar o corpo ou o rosto.

É seguro consumir alimentos de recipientes selados, como pacotes, garrafas ou latas, de acordo com o CDC. Você também pode comer itens de sua despensa ou geladeira, desde que limpe recipientes, panelas, balcões e utensílios. Mas qualquer coisa deixada descoberta, como frutas ou vegetais de um jardim, seria insegura para comer.

A menos que lhe digam para sair, é melhor ficar parado até que o risco de contaminação diminua. O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA recomenda ficar dentro de casa por pelo menos 24 horas após uma explosão nuclear.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui