26.7 C
Paraná
quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_img
InícioCiênciaCompreendendo as origens da água do sistema solar

Compreendendo as origens da água do sistema solar

spot_img

Os cientistas estão usando a descoberta de água na nuvem de poeira de uma jovem estrela perto da Terra para descobrir como a molécula essencial chegou a cometas, asteróides e planetas em nosso sistema solar.

O disco circunstelar da protoestrela V883 Ori é representado como contendo água gasosa em ilustrações criadas por pesquisadores.

Margot Leemker, astrônoma da Universidade de Leiden, afirmou que o disco circunstelar é composto por uma nuvem condensada de gás e grãos de poeira na qual pode ser encontrada água na forma de gelo. O Atacama Large Millimeter/Submillimeter Array (ALMA) pode ser usado para estudar a Protostar V883 Ori porque a temperatura do seu disco circunstelar indica que a água mudou de gelo para gás. Isso torna a protoestrela útil para os pesquisadores.

A água acaba nos discos que envolvem essas nuvens quando elas colapsam sob a própria gravidade e dão origem a estrelas jovens. Leemker afirmou: “Eventualmente, os grãos de poeira gelada coagulam e os discos evoluem para formar um novo sistema solar com planetas e cometas.” Demonstramos que a água produzida pelas nuvens segue esse caminho praticamente inalterada. Assim, olhando para a água no disco V883 Ori, podemos basicamente olhar para trás no tempo e ver como era o nosso próprio Sistema Solar muito antes.”

O caminho da água através do universo pode ser comparado a uma trilha. Entendemos como os pontos finais se assemelham, que são a água nos planetas e nos cometas, mas precisávamos seguir esse caminho de volta aos pontos de partida da água”, disse John Tobin, cosmólogo do Observatório de Observação de Estrelas da Rádio Pública do Estabelecimento de Ciência Pública (NRAO). e o principal criador do novo artigo.” A ligação entre a água e a formação do nosso sistema solar foi cortada até este ponto. Agora temos uma cadeia ininterrupta de água de cometas e protoestrelas para o meio interestelar porque V883 Ori é o elo perdido neste caso.

Uma protoestrela conhecida como V883 Ori ou V883 Orionis pode ser encontrada a 1.305 anos-luz da Terra, na constelação de Orion.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui