76.590 candidatos se inscreveram para o concurso público de recrutamento de professores da rede estadual de ensino. No site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação, os candidatos poderão consultar a situação cadastral a partir desta quarta-feira (17). Os candidatos têm até o dia 21 de maio para solicitar as correções de dados cadastrais necessárias.
Mais de 20.000 dos mais de 76.000 candidatos se inscreveram para concorrer a duas vagas – uma para professor e outra para professor-pedagogo. Os números do concurso são da Divisão de Recrutamento e Seleção de Recursos Humanos da Secretaria de Administração e Previdência Social.
Conforme previsto no edital de expulsão da oposição (n°11/2023), as provas objetivas e discursivas a estão marcadas para o dia 18 de junho e ocorrerão em algumas comunidades urbanas do Paraná. Da mesma forma, os iniciantes endossados neste estágio passarão, em qualquer caso, por um teste útil com avaliação por um conselho de observação. Além disso, uma avaliação médica e prova de títulos são fornecidos no anúncio.
Serão 30 questões de múltipla escolha sobre Didática, Conhecimentos Específicos e Estatuto da Criança e do Adolescente na prova objetiva. Os conhecimentos relacionados ao interesse do candidato serão testados especificamente na prova discursiva.
O concurso pode ser prorrogado por mais dois anos a partir da publicação da homologação do resultado final. Além das 1.200 vagas iniciais, o Governo do Paraná prevê a convocação de mais candidatos.
Os voos e horários das provas objetivas e discursivas serão divulgados em junho, mas serão ministrados nas cidades-sede dos Núcleos Regionais de Educação: Apucarana, Assis Chateaubriand, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Goioerê, Guarapuava, Ibaiti, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Laranjeiras do Sul, Londrina, Maringá, Loanda, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Pitanga, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama, União da Vitória e Wenceslau Braz.