19.3 C
Paraná
sexta-feira, fevereiro 21, 2025
spot_img
InícioMusicaConfira os artistas nomeados para o Rock & Roll...

Confira os artistas nomeados para o Rock & Roll Hall of Fame de 2025

spot_img

As indicações para a classe de 2025 do Rock & Roll Hall of Fame foram divulgadas, e a lista traz uma mistura interessante e, em alguns casos, inesperada. Entre os 14 artistas nomeados, oito são estreantes: a banda de arena rock Bad Company, os revivalistas do Southern rock Black Crowes, o rei da dança rock Chubby Checker, o falecido cantor de blues-rock Joe Cocker, o ícone do punk/new wave Billy Idol, a banda mexicana de pop/rock Maná, os pioneiros do hip-hop Dirty South Outkast e a jam band Phish.

A inclusão mais surpreendente entre os estreantes é Chubby Checker, não apenas por nunca ter sido indicado antes ao lado de seus pares dos anos 1950 e 1960 (um artista pode ser nomeado 25 anos após o lançamento de sua primeira gravação comercial, então o cantor de “The Twist” teve várias chances), mas também porque o Hall of Fame tem se distanciado dessas décadas nos últimos anos. A nomeação de Maná também é uma surpresa, apesar de o grupo mexicano ser um dos mais bem-sucedidos e premiados da história da música latina, considerando a tendência da instituição de ignorar artistas “estrangeiros” que não cantam principalmente em inglês.

Outro ponto que chama atenção é a escassez de mulheres na lista deste ano, aparentemente contrariando os esforços recentes para diversificar o Hall of Fame após a era Jann Wenner. Entre os 14 indicados, as únicas mulheres são Cyndi Lauper e Mariah Carey, que foram nomeadas em 2023 e 2024, respectivamente, mas não conseguiram a indução, além de Gillian Gilbert, do New Order, e Meg White, do White Stripes. A lista também inclui apenas quatro artistas não brancos. De modo geral, a cédula deste ano é a mais dominada pelo rock em muito tempo, com apenas dois indicados, Outkast e Mariah Carey, representando o hip-hop e o R&B — um sinal de que os responsáveis pelo Rock & Roll Hall of Fame ouviram as reclamações dos fãs puristas de rock, que pedem que a instituição indiquem exclusivamente artistas de rock e subgêneros relacionados.

Completando a lista, há representantes do rock dos anos 1990, como a banda de Britpop Oasis (indicada no ano passado, mas com chances maiores agora devido à recente e aguardada reunião dos irmãos Liam e Noel Gallagher), Soundgarden e o White Stripes. Além disso, os pós-punks de Manchester Joy Division/New Order receberam uma segunda indicação conjunta. (O New Order foi formado pelos membros remanescentes do Joy Division após o suicídio do vocalista Ian Curtis em 1980.)

Entre os grandes esquecidos deste ano estão nomes como Devo, Eric B. & Rakim, Iron Maiden, Jane’s Addiction, Motörhead, New York Dolls, Sinéad O’Connor, Replacements, The Smiths, Thin Lizzy e Warren Zevon, todos indicados em anos anteriores. Artistas que eram amplamente esperados para receber sua primeira nomeação, como Coldplay, Garth Brooks, B-52’s, De La Soul, Dr. Dre, Queen Latifah, Alanis Morissette, Smashing Pumpkins, Luther Vandross e War, também ficaram de fora.

As cédulas de votação do Rock & Roll Hall of Fame serão enviadas por e-mail a um corpo eleitoral internacional composto por mais de 1.200 artistas, historiadores e membros da indústria musical — esta é a primeira vez que a instituição usará cédulas digitais em vez de votação por correio. Os fãs também podem votar no site vote.rockhall.com. Os escolhidos para 2025 serão anunciados no final de abril, e a cerimônia de indução ocorrerá em Los Angeles no outono deste ano.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui