20 C
Paraná
quarta-feira, janeiro 22, 2025
spot_img
InícioCiênciaConheça a "carne" feita de fungos

Conheça a “carne” feita de fungos

spot_img

É possível saborear um hambúrguer com o mesmo gosto de sempre, mas com menos gordura e calorias, e ainda mais proteína e fibras. Essa é a proposta da Typcal, uma spin-off da startup Fungi Biotecnologia, com sedes em Curitiba e Ponta Grossa. A foodtech paranaense inovou ao desenvolver uma proteína concentrada no micélio, a parte vegetativa de fungos e cogumelos. A startup foi uma das 68 selecionadas no primeiro edital do Paraná Anjo Inovador e recebeu R$ 250 mil em incentivo do programa desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital.

A ideia nasceu em 2021 quando o engenheiro de bioprocessos Eduardo Sydney se uniu ao empreendedor da indústria de alimentos Paulo Ibri com o objetivo de criar um alimento rico em proteínas e fibras, mas com baixo teor de gordura e calorias. Sydney, que é Diretor de Tecnologia da startup, explica que uma das principais dificuldades de alimentos à base de plantas, como soja e ervilha, é o sabor. “A vantagem do micélio é que ele não tem sabor, então, quando adicionado como ingrediente, não altera o sabor do produto. Nossa expectativa é escalar a produção e ver os primeiros produtos à base de micélio no mercado já em 2025”, afirma.

O ingrediente é produzido através de um processo de fermentação líquida semelhante ao utilizado na produção de cervejas e etanol. O produto final sólido possui características como textura e aparência similares a um frango desfiado, sabor neutro, além de benefícios para a saúde. Dessa forma, pode ser utilizado no mercado vegano e vegetariano como substituto de frango, por exemplo.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui