20.3 C
Paraná
segunda-feira, janeiro 27, 2025
spot_img
InícioBem estarConheça os cogumelos "mágicos" que retardam o envelhecimento

Conheça os cogumelos “mágicos” que retardam o envelhecimento

spot_img

Esqueça a couve—há um novo superalimento que é o centro das atenções, e ele pode até ajudar a desacelerar o envelhecimento. O cogumelo ostra dourado (Pleurotus citrinopileatus) está sendo aclamado como um poderoso aliado da longevidade, graças ao potencial para promover a saúde do coração e prolongar a vida.

Originário de regiões da Rússia, China e Japão, esse cogumelo é rico em ergotionina, um antioxidante potente com propriedades anti-inflamatórias. Apelidada por cientistas como a “vitamina da longevidade”, a ergotionina tem sido associada a menores riscos de doenças cardíacas e morte prematura.

Embora muitas dessas conclusões sejam baseadas em dados observacionais, um novo estudo trouxe evidências sobre os efeitos anti-envelhecimento desses cogumelos. Pesquisadores japoneses alimentaram um grupo de camundongos de meia-idade com cogumelos ostra dourados durante um ano.

O resultado? Esses camundongos apresentaram um coração mais forte, bombeando 20% mais sangue por contração. Além disso, correram mais rápido e por distâncias maiores do que os camundongos que não consumiram o cogumelo. Também demonstraram menos marcadores genéticos associados à insuficiência cardíaca—um dos principais sinais do envelhecimento.

O segredo, segundo os pesquisadores, está na capacidade da ergotionina de proteger as células contra danos causados por radicais livres, moléculas inflamatórias que aceleram o envelhecimento. Ao proteger células do coração e dos vasos sanguíneos, esses cogumelos podem ajudar a retardar o declínio cardiovascular associado à idade.

No entanto, há um pequeno detalhe: a quantidade ingerida pelos camundongos foi extremamente alta. Para obter um consumo equivalente, um ser humano de 80 quilos precisaria comer cerca de 720 gramas de cogumelos secos por dia.

Ainda assim, especialistas destacam que essa pesquisa reforça os benefícios da ergotionina. O problema é que práticas agrícolas modernas podem estar reduzindo nosso acesso a essa substância.

Fungos do solo, responsáveis pela produção do antioxidante, transferem ergotionina para as plantas por meio das raízes. No entanto, técnicas como o revolvimento excessivo da terra podem diminuir a concentração da substância em até 30%.

Comer quantidades exageradas de cogumelos ostra dourados pode ser inviável, mas o potencial para desacelerar o envelhecimento ainda é promissor. Conforme são feitas novas descobertas, podem surgir formas de aproveitar esses benefícios sem a necessidade de exagerar na quantidade.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui