A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) promoveu, nesta sexta-feira (7), o sorteio dos 40 confrontos da primeira fase da Copa do Brasil 2025. Os jogos desta etapa inicial estão programados para os dias 19 e 26 de fevereiro, conforme a data base divulgada.
O Athletico Paranaense terá como adversário o Pouso Alegre (MG) na primeira fase da Copa do Brasil 2025, enquanto o Coritiba enfrentará o Ceilândia (DF). O Operário, de Ponta Grossa, viajará até Porto Acre (AC) para medir forças com o Humaitá, e o Maringá receberá o Juventude (RS) em casa. Já o Cascavel terá mando de campo contra o América (MG).
Nesta etapa inicial, as equipes melhor posicionadas no ranking da CBF jogarão como visitantes. Dessa forma, o Athletico Paranaense se deslocará até Pouso Alegre, e o Coritiba viajará ao Distrito Federal para encarar o Ceilândia. Os jogos estão programados para os dias 19 e 26 de fevereiro, com horários e locais a serem confirmados posteriormente pela entidade máxima do futebol brasileiro.
Caso avancem, os times paranaenses já conhecem seus possíveis adversários na segunda fase. O Athletico enfrentará o vencedor do duelo entre Guarany-RS e Altos-PI, enquanto o Coritiba poderá medir forças com o ganhador do confronto entre Maracanã-CE e Ferroviário. O Operário, se passar pelo Humaitá, terá pela frente CSE-AL ou Tombense. O Maringá, por sua vez, pode encarar União-TO ou América-RN, e o Cascavel aguarda o vencedor do embate entre Votuporanguense e Aparecidense-GO.
O Pouso Alegre, fundado em 1913, vem de uma campanha modesta na Série D do Campeonato Brasileiro de 2024, terminando em sexto lugar no Grupo 7, com três vitórias, cinco empates e seis derrotas. Em 2025, o time mineiro apresenta desempenho irregular no Campeonato Mineiro, com apenas uma vitória, dois empates e três derrotas até o momento. Já o Ceilândia, atual campeão brasiliense após vencer o Capital CF na final de 2024, ocupa a quarta posição no estadual deste ano, com três triunfos e uma derrota. A equipe do Distrito Federal não disputou nenhuma divisão do Brasileirão no ano passado, mas participou da Copa Verde, sendo eliminada após dois empates.
A competição, que reúne 92 equipes, terá sua fase inicial disputada por 80 clubes, divididos em oito potes de dez times cada, identificados de A a H, com base no Ranking Nacional de Clubes (RNC). Os melhores colocados no ranking formaram o pote A, enquanto os demais foram distribuídos sequencialmente até o pote H. O sorteio seguiu o critério de confrontos entre potes específicos: A x E, B x F, C x G e D x H. Nesta etapa, os duelos serão decididos em partida única, com mando de campo para as equipes de pior posição no ranking.
Uma novidade para a edição de 2025 é a eliminação da vantagem do empate para o time visitante. Em caso de igualdade no tempo regulamentar, a classificação será definida diretamente nas penalidades máximas. Além disso, a competição contará com a estreia de nove clubes: Jequié-BA, Barcelona-RO, Guarany-RS, Maracanã-CE, Capital-DF, Concórdia-SC, Barcelona-BA, Votuporanguense-SP e Dourados-MS, ampliando a representatividade de diferentes regiões do país.
A premiação da Copa do Brasil 2025 atingirá um novo recorde, com mais de R$ 500 milhões. Os finalistas garantirão mais de R$ 100 milhões. A partir da terceira fase, os confrontos passarão a ser disputados em jogos de ida e volta, com a entrada de 12 equipes já classificadas: Botafogo, Palmeiras, Flamengo, Internacional, São Paulo, Corinthians, Bahia, Fortaleza, Paysandu, Santos, Cruzeiro e CRB. Esses clubes conquistaram suas vagas por meio de desempenho em competições como a Libertadores 2025, Copa do Nordeste, Copa Verde e Brasileirões das séries A e B.
O Fortaleza, por exemplo, garantiu sua participação após vencer a Copa do Nordeste, enquanto o CRB, vice-campeão do mesmo torneio, também assegurou sua vaga. O Goiás, campeão da Copa Verde, e o Santos, vencedor da Série B do Brasileirão 2024, completam a lista de times que entrarão diretamente na terceira fase. O Cruzeiro, por sua vez, classificou-se graças à sua campanha na Série A do ano anterior. A competição promete, mais uma vez, ser um dos principais eventos do futebol nacional, com grandes expectativas de audiência e movimentação financeira.
Confira os confrontos:
Grupo 1
ASA-AL x Atlético-GO
Grupo 2
Jequié-BA x Retrô-PE
Grupo 3
Tuna Luso x Sampaio Corrêa
Grupo 4
Boavista-RJ x CSA
Grupo 5
União-MT x Vasco
Grupo 6
Barcelona-RO x Nova Iguaçu-RJ
Grupo 7
Humaitá-AC x Operário-PR
Grupo 8
CSE-AL x Tombense-MG
Grupo 9
Pouso Alegre-MG x Athletico-PR
Grupo 10
Guarany-RS x Altos-PI
Grupo 11
Ceilândia-DF x Coritiba
Grupo 12
Maracanã-CE x Ferroviário
Grupo 13
Porto Velho-RO x Cuiabá
Grupo 14
Capital-DF x Portuguesa-RJ
Grupo 15
Sergipe x Ceará
Grupo 16
Parnahyba-PI x Confiança
Grupo 17
Maringá x Juventude
Grupo 18
União-TO x América-RN
Grupo 19
Concórdia-SC x Ponte Preta
Grupo 20
Portuguesa-SP x Botafogo-PB
Grupo 21
São Raimundo-RR x Grêmio
Grupo 22
Barcelona-BA x Athletic-MG
Grupo 23
Maranhão x Vitória
Grupo 24
Santa Cruz-RN x Náutico
Grupo 25
Sousa-PB x Red Bull Bragantino
Grupo 26
Oratório-AP x São José-RS
Grupo 27
Operário-MS x Criciúma
Grupo 28
Grêmio Sampaio-RR x Remo
Grupo 29
FC Cascavel-PR x América-MG
Grupo 30
Votuporanguense-SP x Aparecidense-GO
Grupo 31
Inter de Limeira x Vila Nova-GO
Grupo 32
Rio Branco de Venda Nova-ES x Amazonas
Grupo 33
Tocantinópolis-TO x Atlético-MG
Grupo 34
Independência-AC x Manaus
Grupo 35
Trem-AP x Brusque-SC
Grupo 36
Olaria-RJ x ABC-RN
Grupo 37
Águia de Marabá x Fluminense
Grupo 38
Dourados-MS x Caxias-RS
Grupo 39
Operário VG-MT x Sport
Grupo 40
Rio Branco-ES x Novorizontino-SP