Cientistas embarcaram em um submersível e mergulharam nas profundezas do Mar da China Meridional. A milhares de metros abaixo da superfície, eles encontraram uma criatura “grande” coberta de espinhos.
Acabaram por descobrir uma nova espécie. Os pesquisadores exploraram o Mar da China Meridional por meio de uma série de mergulhos em um submersível tripulado em março de 2021.
Durante um desses mergulhos, os pesquisadores encontraram um caranguejo “grande” em um coral e o capturaram, diz o estudo. De volta à superfície, deram uma olhada mais de perto no animal das profundezas e perceberam que haviam descoberto uma nova espécie: Gordonopsis mazupo, ou caranguejo porteiro de Mazu.
O caranguejo porteiro de Mazu é considerado “grande” e possui pernas “muito longas” com garras “em forma de lâmina”, diz o estudo. O coautor Peter Ng disse ao McClatchy News que o corpo do caranguejo tem cerca de 3 centímetros de comprimento, e suas pernas têm mais de 9 centímetros de comprimento. No total, o animal coberto de espinhos mede mais de 20 centímetros de largura.
Os pesquisadores disseram que deram o nome da nova espécie “em homenagem à Deusa ou Avó do Mar Chinesa, Mazu.”
Até agora, apenas um caranguejo porteiro de Mazu foi encontrado em coral de bambu a cerca de 900 metros abaixo da superfície do Mar da China Meridional, diz o estudo. O Mar da China Meridional é um corpo de água contestado no sudeste da Ásia que faz fronteira com Brunei, China, Indonésia, Malásia, Filipinas, Taiwan e Vietnã.
A nova espécie foi identificada por suas pernas, espinhos, forma do corpo, tamanho e outras características físicas sutis, diz o estudo. Os pesquisadores não forneceram uma análise de DNA da nova espécie.