No mês passado, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) deu um passo significativo no combate a crimes sexuais contra crianças e adolescentes, com a prisão de 46 pessoas foragidas no estado. Essas capturas ocorreram em diversos municípios do Paraná, além de Santa Catarina, Mato Grosso e Alagoas. A soma das penas dos indivíduos detidos totaliza impressionantes 400 anos.
As ordens judiciais foram cumpridas em mais de 17 municípios, com o objetivo de retirar de circulação aqueles que estavam foragidos da justiça por estupro de vulnerável. Segundo a delegada chefe da Divisão de Polícia Especializada da PCPR, Luciana de Novaes, “Neste mês de julho fizemos um trabalho intenso no cumprimento de mandados contra homens que estupram menores de 14 anos. Prendemos 46 homens, com penas somadas de 400 anos, então estamos combatendo e não admitindo os estupros contra as crianças e adolescentes.”
Além dessas ações, a PCPR se dedica diariamente à proteção e ao acolhimento de crianças e adolescentes através do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria). Desde sua criação em 2014, o núcleo é responsável por investigar crimes de violência psicológica, física e sexual.
O Nucria não só garante a segurança e o bem-estar emocional das vítimas e de seus familiares, mas também proporciona um ambiente lúdico e acolhedor. Com pinturas e atividades recreativas, o espaço é projetado para estimular a coordenação motora das crianças e tornar o atendimento especializado um processo mais agradável e eficaz.