InícioEconomiaCriptomoeda de Kim Kardashian virou mico

Criptomoeda de Kim Kardashian virou mico

spot_img

Kim Kardashian anunciou a EthereumMax, uma startup de criptomoeda pouco conhecida, para seus 225 milhões de seguidores no Instagram em 14 de junho de 2021. Ela perguntou: “Vocês gostam de criptomoedas?”

Uma semana depois, o preço do EMAX caiu 50% e a quantidade de negociações no token diminuiu quase 75%. Qualquer um que agiu de acordo com a recomendação de Kardashian perdeu muito dinheiro porque o valor da moeda nunca se recuperou.

De acordo com uma ação coletiva movida em um tribunal federal na Califórnia por vários investidores, o post da estrela do reality show foi o final de vários endossos de celebridades com os quais a EMAX contava para aumentar o preço da moeda lançada em maio de 2021. Informações do portal market watch.

O processo alega que os fundadores da empresa obtiveram grandes lucros depois de sacar, pois os preços subiram após endossos online de Kardashian, da ex-estrela da NBA Paul Pierce e do campeão de boxe aposentado Floyd Mayweather.

Os investidores dizem que só compraram o EMAX depois de saberem disso através da publicidade trazida pelos endossos de Pierce, Mayweather e Kardashian.

“As promoções enganosas e os endossos de celebridades foram capazes de aumentar artificialmente o interesse e o preço dos EMAX Tokens durante o período relevante, fazendo com que os investidores comprassem esses investimentos perdedores a preços inflacionados”, argumenta o processo.

Os advogados dos cofundadores da EthereumMax, Steve Gentile e Giovanni Perone, não responderam imediatamente às ligações pedindo comentários.

O processo também nomeia Kardashian, Mayweather e Pierce como co-réus. Todos os três apresentaram moções para removê-los do processo, argumentando que não tiveram papel na forma como o token foi emitido, vendido ou gerenciado. Os fundadores da EthereumMax também buscaram o arquivamento do caso. Um juiz ainda não se pronunciou sobre nenhuma das moções.

Na segunda-feira, Kardashian chegou a um acordo com a Securities and Exchange Commission para pagar uma multa de US$ 1,26 milhão relacionada ao seu endosso ao EMAX, que a agência disse que não divulgou adequadamente que ela recebeu US$ 250.000 para promover.

Kardashian não admitiu nem negou as descobertas, e seu advogado, Michael Rhodes, disse em um comunicado que cooperou totalmente com a investigação da SEC e que o acordo da SEC permite que ela “avance com suas muitas atividades comerciais diferentes”.

A ação esclarece o que era uma jogada de marketing relativamente comum para emissores de criptomoedas que buscavam atenção para seus tokens. A SEC decidiu reprimir a prática, multando igualmente celebridades como Steven Seagal, DJ Khaled e até Mayweather anteriormente, por não deixar claro que foram pagos para promover várias criptomoedas.

John Jasnoch, o advogado que entrou com a ação coletiva, disse que a ação da SEC ajudou bastante no caso de seus clientes.

“Vemos a ordem da SEC como validação das reivindicações no litígio da EthereumMax, particularmente aquelas contra o réu Kardashian. Os promotores que enganam os investidores devem ser responsabilizados”, disse ele.

No processo de ação coletiva contra a EMAX, o advogado de Kardashian argumentou que seu cliente não tinha participação financeira na empresa e que seu papel no assunto equivalia a duas postagens no Instagram que ela havia marcado como anúncios.

Seu advogado não retornou imediatamente uma ligação para comentar.

Os advogados de Mayweather e Pierce também argumentaram que seus clientes não tinham nenhum papel real em como o EMAX era operado e, além de cobrar uma taxa de endosso, não tinham nenhuma conexão financeira com a empresa. Seus advogados também não retornaram imediatamente as ligações para comentar.

O processo observou que Mayweather se envolveu mais extensivamente com o EMAX durante a preparação e promoção de sua partida de exibição com o influenciador da Internet Jake Paul em junho de 2021, pouco depois do lançamento da moeda. A certa altura, o EMAX foi comercializado como a única criptomoeda que seria aceita para comprar ingressos para a luta, disse o processo.

O processo também cita um tweet de Pierce no qual ele afirma que ganhou mais dinheiro em um mês investindo no EMAX do que trabalhando como comentarista da ESPN.

O processo também citou uma pesquisa realizada pela empresa Morning Consult, que descobriu que 19% das pessoas pesquisadas que estavam cientes da promoção do EMAX por Kardashian realmente compraram o token.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui