Curitiba se transforma na capital da música clássica no mês de novembro. A Associação Musical Alegro e o Ministério da Cultura promovem o 6º Festival Orquestra Jovem Alegro, que reúne importantes nomes da música erudita, como a violinista americana Elizabeth Fayette. De 2 a 4 de novembro, às 20h, e dia 5, às 18h30, o Teatro UP Experience (TUX) recebe diferentes apresentações de música de câmara. O concerto de encerramento, na segunda-feira, dia 6, une jovens músicos do Brasil com a Orquestra Infantil Alegro no maior teatro do Paraná. Sob a regência do maestro Roberto Ramos, O Grande Espetáculo de Encerramento tem início às 20h, no Teatro Positivo e espera um público de 2.400 pessoas.
Reconhecida pelo New York Times pelo “som sedutor, brilhante e virtuosismo experiente”, a violinista Elizabeth Fayette se apresenta durante o festival. A solista já se apresentou com a Sinfônica de Houston e conquistou o Segundo Prêmio nas Audições Internacionais da Young Concert Artists. Além de tocar, a artista também participa como preparadora dos concertos com os participantes do festival, 30 jovens músicos de todo Brasil selecionados através de um dos mais concorridos editais no cenário nacional de música clássica.
O evento também oferece uma semana intensa de atividades gratuitas para estudantes, profissionais e amantes de música. Entre elas, oficinas e masterclasses com músicos de renome nacional, como o violinista americano Matthew Thorpe, o violista Gabriel Marin, o violoncelista André Micheletti e o contrabaixista Gustavo D’Ippolito.
Uma parceria de apoio cultural entre a Associação Musical Alegro e a UP Experience, responsável pela gestão do Teatro Positivo e do Teatro UP Experience (TUX), leva a orquestra para realizar todos os ensaios nas dependências do campus sede da Universidade Positivo. Para o diretor da UPX, Eduardo Faria Silva, “é um orgulho sediar um projeto tão importante para o cenário da música erudita paranaense e poder, ao mesmo tempo, proporcionar atrações tão qualificadas de forma gratuita, tanto ao público acadêmico, quanto à comunidade”. Em dezembro, a Orquestra Jovem Alegro volta aos palcos do Teatro Positivo para o ainda “Grande Concerto de Natal”, no dia 11.
O fundador do projeto, o educador e filantropo inglês Edward Matkin, destaca que a Alegro é mais que uma orquestra. “Usamos a excelência de educação musical como ferramenta de transformação social. “Essa é a nossa orquestra e a nossa esperança de um futuro melhor. Vamos lotar os teatros e fazer sons de aplausos que reverberarão por toda a cidade e além”, completa.
O evento é uma realização da Associação Musical Alegro em parceria com o Ministério da Cultura e conta com o apoio da iniciativa privada, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. “Iniciativas como essa nos dão esperanças de lutar por uma transformação social em nosso país. E é incrível o poder da música junto a crianças e jovens”, ressalta Cristiano Caporici, head de Marketing da Tecnobank, uma das apoiadoras do projeto.
Serviço
VI Festival Orquestra Jovem Alegro
Local: Universidade Positivo (Campus Ecoville) -Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Ecoville
Data: 1o a 6 de novembro
Ingressos: entrada gratuita e limitada, por ordem de chegada
Mais informações: (41) 99870-6229
Programação:
Quinta-feira, 02 de novembro, 20h
Música de Câmara – concerto de alunos e professores da Orquestra Jovem Alegro
Local: Teatro UP Experience (TUX)
Sexta-feira, 03 de novembro, 20h
Música de Câmara – concerto de alunos e professores da Orquestra Jovem Alegro
Local: Teatro UP Experience (TUX)
Sábado, 04 de novembro, 20h
Música de Câmara – concerto de alunos e professores da Orquestra Jovem Alegro
Local: Teatro UP Experience (TUX)
Domingo, 05 de novembro, 18h30
Música de Câmara – concerto de alunos e professores da Orquestra Jovem Alegro
Local: Teatro UP Experience (TUX)
Segunda-feira, 06 de novembro, 20h
Concerto de Encerramento
Local: Teatro Positivo
REPERTÓRIO
La Folia /Arcangelo Corelli, Arr. Michi Wiancko
As Quatro Estações / Astor Piazzolla – Outono. Solista: Elizabeth Fayette
Aquarela do Brasil Para 10 violinos/ Ary Barroso, Arr. Rinaldo Zamai
Concerto para Violino em Lá menor, RV 356 /Antonio Vivaldi
Suíte Carmen No.1 /Georges Bizet
Cavalaria Ligeira / Franz von Suppé
Marcha Radetzky, Op. 228 / Johann Strauss Sr.
Batuque “Dança de Negros” / Lorenzo Fernandez