Neste sábado, Curitiba recebe a 9ª edição da Marcha do Orgulho Crespo, uma das principais atividades do mês da Consciência Negra, que celebra a cultura afro-brasileira e fortalece a identidade negra na cidade. A programação do evento começa pela manhã na Praça Santos Andrade, onde será montado um palco para apresentações culturais que destacam as tradições e expressões da cultura afro-brasileira.
No Campus Santos Andrade da Universidade Federal do Paraná (UFPR), diversas atividades também fazem parte da programação. No pátio interno da universidade, será realizada uma oficina de penteados afro, uma contação de histórias que resgata a ancestralidade e, ainda, um encontro de mães pretas, promovendo a troca de experiências e o fortalecimento de vínculos comunitários.
A concentração para a marcha começa às 13h30, na tradicional Boca Maldita, no centro da cidade, e segue até a Praça Santos Andrade, onde a festa continua com shows e apresentações até a noite. O evento é uma importante manifestação de afirmação da identidade negra, reunindo participantes de todas as idades em um ato de resistência, celebração e união.
A Marcha do Orgulho Crespo é uma ação fundamental para a visibilidade da luta antirracista em Curitiba, sendo um momento de destaque para as pessoas crespas e cacheadas, com o objetivo de reafirmar a beleza e o orgulho de seus cabelos naturais.