A capital do Paraná é o principal polo de cultura do Paraná e após dois anos de pandemia, o teatro curitibano está renascendo e a estreia de dois novos espetáculos gratuitos são boas opções para os curitibanos saírem da mesmice, hoje é o dia da peça O Pêndulo, com o ator global Ranieri Gonzalez e os atores Thadeu Peronne e Cícero Lira, no Auditório Antônio Carlos Karíde, no Portão Cultural; a segunda oplção entra em cartaz no dia 20, de julho, no Teatro Novelas Curitibas, Crime no Cabaré.
Para descolar o ingresso antecipadamente o interessado precisa seguir um protocolo, já que os ingressos são limitados.
O Pêndulo fica em cartaz até o dia sete de agosto, com sessões de quarta-feira a sábado, às 20h, e aos domingos às 18h. Os ingressos são limitados para 50 pessoas por apresentação. A reserva será liberada uma semana antes de cada sessão na página do evento.
A validação da entrada será feita de forma presencial na entrada do teatro, até 45 minutos antes da sessão escolhida. Serão oito sessões com intérprete de Libras, nos dias 16, 17, 21, 22 e 23 de julho e 4, 5 e 7 de agosto.
Impacto do tempo
Em O Pêndulo, os atores Ranieri Gonzalez, Thadeu Peronne e Cicero Lira interpretam o mesmo personagem aos 20, aos 40 e aos 60 anos. A abordagem como o impacto do tempo e suas consequências, e mostra a trajetória dos altos e baixos da vida do personagem/artista. Segundo o autor Luiz Carlos Pazello, a dramaturgia destaca o tema da velhice, porém o foco não está no ato de envelhecer, mas toca num ponto delicado que permeia o contexto da peça: “Quando envelhecemos nos tornamos invisíveis”. A direção é de Silvia Monteiro.
Para o diretor de produção e ator Cicero Lira, estrear essa nova peça no Auditório Antônio Carlos Kraide é um marco importante na carreira artística. “Há 30 anos uma peça curta temporada no Kraide da Aurora da Minha Vida, de Naum Alves de Souza e com direção do saudoso Laercio Ruffa. O espaço é significativo e marca meu retorno aos palcos”, revela. Lira destaca que o Kraide é um espaço que lançou grandes nomes do teatro paranaense.
Em busca do ativo ativo
Realizado por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Prefeitura e da Fundação Cultural de Curitiba, o projeto oferecido como contrapartida social à realização da oficina Meu tom, seu tom, nosso tom – Em busca do envelhecimento ativo, Claudimara Zan pela musicterapeuta e pela terapeuta ocupacional Fabiana Alexandre da Silva. A Oficina será realizada em quatro encontros em Núcleos Regionais da Fundação Cultural de Curitiba.
A Oficina é direcionada aos professores da rede pública de ensino, cuidadores de idosos, familiares, profissionais da área de saúde e pessoas da terceira idade. As atividades serão realizadas de forma prática, utilizando instrumentos musicais para sensibilização dos participantes.
Teatro de bonecos para adultos
No Teatro Novelas Curitibanas entra em cartaz, de 20 de julho a 7 de agosto, a peça Crime no Cabaré, um espetáculo de variedades com bonecos de diversas técnicas, dedicado ao público jovem e adulto (a partir de 16 anos). A produção é da Cooperativa Curitibana Arte Animada e também foi realizada por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba. As sessões acontecem de quarta-feira a domingo, às 20h. Os livre acesso distribuído antes de cada sessão.
Com direção de criação e roteiro de Eval Barros, a peça tem coletiva e reúne produtores e atores de cinco diferentes grupos teatrais que integram uma cooperativa. A história se desenvolve em torno das investigações sobre o assassinato da Gueixa Butterfly, no Cabaré Danger Zone, de Madame X Danger Zone, de Madame X.
Serviço:
O Pêndulo
Auditório Antônio Carlos Kraide – Portão Cultural (Av. República Argentina, 3430)
De 15 de julho a 7 de agosto, de quarta-feira a sábado, às 20h, e aos domingos às 18h
Entradas livres. As reservas devem ser feitas. O check-in-ingresso do evento. Os ingressos são limitados. A data de liberação para reservar ocorre gratuitamente uma semana antes da sessão pretendida.
Crime no Cabaré
Teatro Novelas Curitibanas (R. Pres. Carlos Cavalcanti, 1222)
De 20 de julho a 7 de agosto, de quarta-feira a domingo, às 20h
Entradas gratuitas, distribuídas antes de cada sessão (sujeito à lotação do espaço)
Classificação: 16 anos