Nas mãos, na garupa de motos e bicicletas ou no bagageiro de carros. Essas foram as formas que o público encontrou de levar para casa algumas das 700 mudas nativas de árvores ornamentais e frutíferas distribuídas, nesta segunda-feira (21/2), pela Rua da Cidadania do Cajuru.
A iniciativa fez parte do primeiro dia de atividades da etapa de fevereiro do projeto 100 Mil Árvores. Para atender à procura, este mês estão sendo entregues 200 mudas a mais por Regional. Antes de fazer plantio em via pública, é necessário autorização e observar regras específicas.
A professora aposentada Marilza Schultz mora perto da Regional Cajuru mas chegou lá de carro. Voltou para casa com o bagageiro e o banco de trás do veículo abarrotados por cinco mudas bem desenvolvidas, o número máximo entregue para cada pessoa. Foram duas de cerejeira e uma de uvaia, canela e cuvatã. “A maioria vai ficar na minha casa mesmo mas uma vai para o meu filho, que tem um pesqueiro e está arborizando a área. É muito bom poder reflorestar com árvores da região”, disse.
O garoto e o ipê
Vizinha do Museu de História Natural, a professora Juliane Lemes chegou a pé à Regional para tratar de outros assuntos e voltou para casa levando quatro mudas. “É o que as mãos conseguem carregar”, contou, sugerindo que levaria mais se conseguisse.
Para isso, contou com a ajuda do filho, Henrique Rocha, de 17 anos, que adora plantar e até já formou um jardim com a ajuda do pai. “Deve ser porque plantamos um ipê amarelo quando ele nasceu e que está lá em casa até hoje”, explicou Juliane. Mãe e filho voltaram para casa abraçados a duas mudas de cerejeira e duas de ipê roxo. Todas deverão estar plantadas até o final da semana.
Amigos das árvores
“Gosto muito de verde, de natureza e achei muito bacana a ideia. Vi na televisão e, assim que pude, vim aqui buscar”, justificou o joalheiro aposentado Sixto Borja. “Só sei que quero uma muda de árvore frutífera pra aumentar o pomar”, disse ele, que já plantou árvores do tipo na rua e, agora, estava levando uma para casa.
A costureira Renita Maria Ribas Anginski também mora perto da Regional e foi em busca apenas de um ipê roxo. “Tenho que me segurar porque já tenho muitas árvores para o tamanho do terreno. Mas que ideia maravilhosa!”, disse, referindo-se ao projeto.
CIC e outras regionais
Na mesma data, a Regional CIC entregou a mesma quantidade de mudas para quem foi buscá-las. Até o final da semana, todas as dez Regionais da cidade distribuirão as suas, somando 7 mil novas vidas verdes para a cidade. Confira, abaixo, o cronograma.
Os interessados levam suas mudas depois de se cadastrarem no Projeto 100 Mil Árvores, sem nenhum custo. Acompanha cada planta um folheto explicando a finalidade da ação e dicas de como plantar e fazer a manutenção das diferentes espécies.
Serviço:
Distribuição de mudas de árvores nas Regionais:
Terça-feira (22/2)
TATUQUARA – Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n
MATRIZ – Praça Rui Barbosa, 101
Quarta-feira (23/2)
BAIRRO NOVO – Rua Tijucas do Sul, 1.700
SANTA FELICIDADE – Rua Santa Bertilla Boscardin, 213
Quinta-feira (24/2)
PORTÃO – Rua Carlos Klemtz, 1.700
BOQUEIRÃO – Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430
Sexta-feira (25/2)
PINHEIRINHO – Avenida Winston Churchill, 2.033
BOA VISTA – Avenida Paraná, 3.600