19.6 C
Paraná
sábado, janeiro 18, 2025
spot_img
InícioCiênciaDescoberta espécie de aranha mais venenosa do mundo

Descoberta espécie de aranha mais venenosa do mundo

spot_img

Cientistas australianos descobriram uma nova espécie de aranha-de-teia-de-funil altamente venenosa, maior e mais tóxica que suas parentes, apelidando-a de “Big Boy”.

Em uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira, especialistas do Museu Australiano, da Universidade Flinders e do Instituto Leibniz, na Alemanha, identificaram que existem três espécies de aranha-de-teia-de-funil de Sydney, e não apenas uma. A nova espécie, que mede 9 centímetros de comprimento, foi nomeada Atrax christenseni, mas recebeu o apelido de “Big Boy”. Em comparação, as aranhas-de-teia-de-funil de Sydney mais comuns podem crescer até quase 5 centímetros.

“Nossa pesquisa revelou uma diversidade oculta entre as aranhas-de-teia-de-funil”, afirmou a pesquisadora principal Stephanie Loria em um comunicado. “A aranha-de-teia-de-funil de Newcastle, Atrax christenseni — ‘Big Boy’ — é uma espécie totalmente nova.”

Essas aranhas de coloração escura, brilhantes e de grande porte estão entre as mais perigosamente venenosas para os seres humanos. No entanto, o antiveneno já disponível é eficaz contra uma ampla variedade de picadas dessas aranhas, incluindo a da recém-descoberta “Big Boy”.

Somente os machos da aranha-de-teia-de-funil de Sydney possuem um veneno letal para humanos adultos. Entre 1927 e o início da década de 1980, 13 mortes foram atribuídas à espécie. Desde a introdução do antiveneno, nos anos 1980, não houve mais registros de óbitos.

Em 2024, uma aranha-de-teia-de-funil de Sydney encontrada na Austrália estabeleceu um novo recorde como a maior aranha já registrada no Australian Reptile Park. Ela media 7,8 centímetros de uma ponta à outra das patas, superando o recorde anterior do parque, registrado em 2018.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui