16.8 C
Paraná
domingo, dezembro 22, 2024
spot_img
InícioCiênciaDescoberta importante de 2022 é nossa melhor aposta para...

Descoberta importante de 2022 é nossa melhor aposta para encontrar vida extraterrestre

spot_img

Qual é a descoberta científica mais importante que foi feita até agora este ano? “Tinha que ser a primeira rodada de dados do Telescópio James Webb”, de acordo com o astrônomo e apresentador de ciência Neil deGrasse Tyson.

Tyson explicou: “Então não revelou algo que não sabíamos, mas produziu uma imagem de qualidade em um nível em que agora podemos entender ainda mais esse fenômeno.” Informações do portal popular mechanics.

Milhares de galáxias são vistas no início do cosmos na primeira imagem de galáxias de campo profundo de Webb, que talvez já seja um clássico. Perto de um aglomerado de galáxias supermassivas, eles são distorcidos pela curvatura do espaço-tempo. Devido à capacidade das galáxias em primeiro plano de dobrar a luz de muitas galáxias mais distantes, as lentes gravitacionais aumentam o número de aglomerados de estrelas que podem ser vistos. Tem um efeito de telescópio cósmico.

Space Telescope Science Institute Office of Public Outreach

“Cada mancha que você vê é uma galáxia inteira. Esse tipo de aquisição de dados com força total – que pode manter os astrofísicos ocupados por décadas”, diz Tyson.

Talvez um dos dados mais cativantes venha de um exoplaneta, um planeta que não está em nosso sistema solar. Os cientistas encontraram evidências espectrais de água atmosférica em uma “super-Terra”, porque à medida que o planeta orbitava na frente de sua estrela, a luz passava pela atmosfera do planeta e era “marcada” pelos compostos químicos naquela atmosfera. Webb poderia nos levar a muitos outros exoplanetas, abrindo as portas para uma rica fonte de pesquisa. “Essa é uma indústria inteira pronta para estourar”, diz Tyson.

No entanto, nenhum telescópio é forte o suficiente para observar diretamente um exoplaneta. A segunda melhor opção é procurar indicadores químicos de substâncias ou elementos, como oxigênio ou água, que podem sustentar a vida. Semelhante à busca constante da tripulação da Enterprise por planetas com atmosferas de oxigênio-nitrogênio. No entanto, eles não sabiam na época que você não encontra uma composição atmosférica que sustenta a vida. Essa mistura atmosférica foi criada pela vida, diz Tyson. Por exemplo, o oxigênio estava preso em rochas em nossa Terra mais jovem. Ele acabou sendo liberado como gases vulcânicos, criando os oceanos e a primeira atmosfera. No entanto, à medida que se desenvolveram, as plantas produziram uma quantidade significativa de oxigênio que compõe nosso ar hoje e sustentaram a profusão de vida que surgiu depois dessas plantas iniciais.

Os cientistas têm uma longa lista de moléculas com maior probabilidade de estarem presentes nas atmosferas de planetas que abrigam vida. E se certas substâncias químicas estiverem presentes que indicam indústria – como fuligem e poluentes, por exemplo – então o SETI (Search for Extraterrestrial Life) pode entrar em ação, diz Tyson. Mas, ele brinca, “isso seria um sinal claro da ausência de vida inteligente, eu acho”.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui