16.8 C
Paraná
domingo, dezembro 22, 2024
spot_img
InícioCiênciaDescobertas evidências de nova camada no núcleo da Terra

Descobertas evidências de nova camada no núcleo da Terra

spot_img

O núcleo da Terra ainda é objeto de pesquisas em andamento. Uma equipe da Australian National University (ANU) descobriu evidências de que o núcleo interno do planeta contém uma nova camada. O professor Hrvoje Tkali descreve esta bola de liga de ferro-níquel como um “registro fossilizado” da história antiga da Terra. É o “núcleo interno mais interno”. A ciência havia identificado anteriormente apenas quatro camadas – a crosta, o manto, o núcleo externo e o núcleo interno.

O núcleo “oculto” foi descoberto pelo estudo de ondas sísmicas que ricocheteavam para frente e para trás até cinco vezes em todo o diâmetro da Terra. Pesquisas anteriores analisaram apenas saltos únicos. Os ângulos em que as ondas do terremoto sondaram regiões próximas ao centro sugeriram uma estrutura cristalina distinta dentro da camada mais interna. A liga está, de fato, distorcendo os tempos de viagem das ondas conforme elas passam.

De acordo com o principal autor, Thanh-Son Phm, as descobertas fornecem novos caminhos para a investigação do núcleo interno. Além disso, de acordo com a ANU, o núcleo mais interno do planeta fornece pistas para um evento passado “significativo”. Também poderia ajudar a explicar como o campo magnético da Terra é formado, disseram os pesquisadores ao The Washington Post. Por impedir que a água flua para o espaço e proteja a Terra da radiação nociva, o campo é crucial para o suporte à vida.

Esses insights podem ser úteis para estudar outros mundos. Marte é considerado um planeta estéril porque perdeu seu campo magnético há cerca de quatro bilhões de anos. Isso significava que o planeta não estava mais protegido dos ventos solares e das tempestades de poeira que varriam os oceanos e a atmosfera. Enquanto isso, as informações podem ser usadas por caçadores de exoplanetas para encontrar planetas habitáveis. Embora a presença de uma estrutura central semelhante à da Terra nem sempre seja um sinal de sobrevivência, ela pode ajudar a selecionar planetas candidatos.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui