22.5 C
Paraná
quarta-feira, janeiro 1, 2025
spot_img
InícioGeralDescubra como evitar fraudes no WhatsApp

Descubra como evitar fraudes no WhatsApp

spot_img

Em 2023, o Brasil registrou um golpe a cada 16 segundos, com modalidades como o falso boleto, fraudes no WhatsApp, falsas centrais bancárias e trocas de cartões, afetando especialmente idosos. Para combater esse cenário, a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) promoveu uma palestra voltada à orientação desse público, ajudando-os a se proteger desses crimes.

No evento, realizado nesta terça-feira (1º), Dia Mundial e Nacional da Pessoa Idosa, a coordenadora do Procon-PR, Claudia Silvano, compartilhou dicas importantes com os participantes no Plenarinho da Casa de Leis. A palestra abriu a Semana da Pessoa Idosa, organizada pela Assembleia, que segue até sexta-feira (4) com o Curso Básico do Uso do Celular.

“É preciso desconfiar de tudo. Perguntem-se sempre: isso faz sentido? Um banco realmente mandaria um funcionário à minha casa para pegar meu cartão?”, alertou Claudia Silvano. Ela destacou que a melhor defesa contra os golpes é a informação, enfatizando que todos estão vulneráveis, pois os golpistas utilizam técnicas sofisticadas de engenharia social para enganar as pessoas.

Claudia também apresentou dados alarmantes sobre o crescimento de 360% nas fraudes desde 2018, impulsionado pelo aumento de golpes online durante a pandemia. Ela detalhou as táticas mais comuns usadas pelos criminosos e ofereceu orientações para evitar ser vítima, como confirmar pedidos de PIX ou pagamentos com o solicitante e marcar cartões bancários para prevenir trocas fraudulentas em eventos.

Rose Traiano, presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia, destacou a vulnerabilidade dos idosos. “Infelizmente, os números mostram que os nossos idosos são as principais vítimas de criminosos virtuais. Queremos mudar essa estatística e capacitá-los para navegar com segurança na sociedade digital”, afirmou.

Os participantes elogiaram as orientações. A aposentada Maria do Carmo destacou a relevância das dicas de Claudia Silvano. “O que ela disse foi muito útil. Percebemos que cometemos erros que podemos evitar a partir de agora”, afirmou. Jahir Gonçalves de Castro, também aposentado, reforçou a importância da palestra para se proteger dos golpes, ressaltando que, apesar de alguma experiência, o risco de cair em fraudes é sempre presente.

O evento contou com a distribuição da “Cartilha do Consumidor Idoso”, com dicas para evitar golpes e informações sobre consumo consciente, elaborada pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Paraná e pelo Procon/PR, com apoio do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa.

A Semana da Pessoa Idosa segue com o Curso Básico do Uso do Celular, que começa nesta quarta-feira (2). Claudia Silvano, inclusive, garantiu que irá acompanhar as aulas pelo YouTube. “Tenho dificuldade com smartphone, então todo mundo deveria participar”, disse.

Curso Básico do Uso do Celular

A programação da Semana do Idoso na Assembleia Legislativa continua até sexta-feira com o Curso Básico do Uso do Celular, também promovido pelo Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado e pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (CELEPAR) para reduzir as dificuldades no uso da tecnologia, ampliar o conhecimento sobre as redes sociais e oferecer maior segurança no ambiente virtual.

O curso chega à quinta edição diminuindo a dificuldade das pessoas idosas no uso da tecnologia e das redes sociais. “São vários módulos para facilitar a vida, até mesmo na proteção do celular, como baixar um aplicativo, acessar o YouTube, acessar os aplicativos do governo. Essa ação é para capacitar os nossos idosos para usar a internet de forma segura e consciente. Na semana da pessoa idosa, nós trouxemos esse curso especial, mais completo para facilitar a vida deles”, disse a presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia, Rose Traiano.

O workshop é voltado para quem tem mais de 60 anos e possui um aparelho de celular, ou costuma navegar na rede mundial de computadores através de outros equipamentos eletrônicos.

As inscrições podem ser feitas através do WhatsApp pelo número (41) 3350-4056 (horário comercial).

Assista a palestra completa e descubra como escapar das pegadinhas do WhatsApp:

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui