Algumas pessoas quando andam pelo campo ou estão no jardim não entendem como os mosquitos os escolhem para picadas e a consequente coceira infernal, enquanto outras pessoas ao lado parecem repelentes a mosquitos.
Essa aparente injustiça de mosquitos caçarem umas pessoas e outras não, podem ser contornadas com algumas dicas preciosas e que podem levá-lo a se proteger e evitar a marca incômoda na pele.
Siga a dica dos especialistas e você pode saracotear e passar imune as mordidas dos mosquitos.
Por que os mosquitos escolhem certos alvos e outros não?
Segundo a editoria do YahooLife, mosquitos fêmeas, são os que picam por precisarem de proteínas encontradas no sangue para os ovos possarem a se desenvolver e por isso usam uma variedade de pistas diferentes para nos localizar, pousar e depois nos picar, de acordo com o professor do departamento de biologia da Universidade de Washington Jeff Riffell, Tudo começa com a sua respiração.
“Eles primeiro usam o dióxido de carbono da nossa respiração – o CO2 diz às fêmeas dos mosquitos que uma possível ‘refeição’ está próxima”, explica Riffell. “O CO2 também ativa sua visão e eles começam a procurar visualmente objetos que se parecem com humanos ou outros hospedeiros”.
Depois de “ver” um hospedeiro em potencial, eles descobrirão se uma pessoa “cheira apropriadamente” antes de pousar nessa pessoa – como Riffell diz: “Na verdade, para o mosquito, algumas pessoas cheiram melhor que outras”. Uma vez que um mosquito tenha pousado em um hospedeiro em potencial, se você tiver a “temperatura e suor apropriados, eles o morderão e começarão a se alimentar”, diz Riffell.
A cor das roupas que você está vestindo também pode influenciar se um mosquito o achará atraente ou não. “Os mosquitos preferem algumas partes do espectro de cores a outras”, explica Riffell.
“Por exemplo, eles gostam de laranja e vermelho, mas não são atraídos por verde ou branco. Então, se uma pessoa vestisse uma camisa branca, seria menos atraente para um mosquito do que uma pessoa vestindo uma camisa vermelha ou preta, completa o professor.”
Até mesmo seu tipo sanguíneo pode ser importante. “Há algumas evidências que sugerem que o grupo sanguíneo pode desempenhar um papel”, disse a Dra. Desiree LaBeaud, professora de doenças infecciosas pediátricas da Universidade de Stanford. Por exemplo, um estudo de 2019 publicado no American Journal of Entomology descobriu que os mosquitos tinham uma alta preferência pelo tipo sanguíneo O.
Certas pessoas são mais propensas a serem picadas por mosquitos?
“Sim! Algumas pessoas são mais atraentes do que outras”, diz Riffell. “Fatores como o odor corporal, a temperatura da pele e se você está suando muito, todos desempenham um papel.”
Então, isso significa sair com alguém que é mordido com mais frequência do que você pode oferecer alguma proteção?
Potencialmente, diz LaBeaud. “Mas eu não contaria com seu pobre parceiro para ser uma isca de mosquito para você”, acrescenta ela. Justo.
Por que as picadas de mosquito coçam tanto?
Quando um mosquito perfura sua pele para se alimentar de seu sangue, eles também liberam sua própria saliva na corrente sanguínea, de acordo com a Cleveland Clinic. Seu corpo reage a essa saliva como um alérgeno, fazendo com que seu sistema imunológico libere histamina. Isso, por sua vez, faz com que a área onde você foi mordido inche e coça. De acordo com a Cleveland Clinic, “a maioria das pessoas tem alergia à picada de mosquito”.
Qual é a melhor maneira de tratar uma picada de mosquito com coceira?
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças recomendam lavar a área com água e sabão, seguida de aplicar uma bolsa de gelo nas picadas por 10 minutos para reduzir o inchaço e a coceira.
Existem vários outros passos que você pode tomar para reduzir a coceira. As agências recomendam misturar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio com água suficiente para formar uma pasta e depois aplicá-la nas picadas de mosquito. Deixe a pasta agir por 10 minutos e depois enxágue.
LaBeaud recomenda esfregar a área com coceira com loção de calamina, que ajuda a refrescar e acalmar a pele. Ela acrescenta que o creme de hidrocortisona a 0,5% ou 1% também pode ajudar, mas observa que você deve evitar aplicá-lo ao redor dos olhos.
Quais são as melhores maneiras de se proteger dos mosquitos?
Repelentes de insetos comuns, como DEET e Icaridina, são “os repelentes de mosquitos mais eficazes, diz Riffell. Você pode aplicar DEET na pele exposta e nas roupas, mas não na pele sob as roupas. Alguns repelentes de insetos, com a permetrina, não são deve ser aplicada diretamente na pele, por isso é importante seguir atentamente as instruções ao aplicar repelentes de insetos, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental.
Além disso, se você estiver aplicando protetor solar, o CDC recomenda colocar primeiro o protetor solar, seguido de repelente de insetos.
Usar mangas compridas, calças compridas e meias também pode ajudar a protegê-lo de picadas de mosquito.
Outra dica, os mosquitos podem passar o ferrão por tecidos finos (pense em tops de algodão transparentes e calças de ioga), eles têm mais dificuldade em passar por tecidos mais grossos ou roupas largas – e, em geral, preferem morder a pele exposta.