Os participantes do concurso público organizado pela Assembleia Legislativa do Paraná já podem acessar os gabaritos preliminares das provas realizadas no último domingo em Curitiba. As respostas das questões foram disponibilizadas na noite desta segunda-feira (08) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), entidade responsável pela condução do certame. Os gabaritos podem ser consultados através do site da instituição (https://conhecimento.fgv.br/concursos/alep24). Na plataforma, os candidatos têm acesso às respostas das provas objetivas para os cargos de Técnico Legislativo, Assistente Legislativo e Procurador – Classe 3.
Em uma recente visita à Assembleia Legislativa, o diretor adjunto da FGV, Carlos Augusto Costa, explicou que a divulgação do gabarito preliminar possibilita aos candidatos questionarem pontos das provas. “Disponibilizaremos um gabarito preliminar no qual os candidatos poderão entrar com recursos, questionando qualquer aspecto que considerem necessário. Com base nessa análise, divulgaremos o gabarito definitivo. Em seguida, serão anunciados os aprovados na primeira fase, a fase objetiva, seguida pela fase discursiva, entre outras etapas do concurso. Todas as informações serão divulgadas no momento apropriado”, esclareceu ele na ocasião.
A realização do concurso foi anunciada em março do ano passado pela Comissão Executiva da Assembleia Legislativa, que reconheceu a importância da renovação do quadro funcional. Segundo a Comissão, além de os últimos concursos terem sido realizados há cerca de 40 anos para áreas específicas, muitos servidores estão próximos da aposentadoria. A iniciativa faz parte de uma série de medidas administrativas voltadas para o fortalecimento do quadro funcional e para as políticas de transparência adotadas pelo Poder Legislativo.
As avaliações para o concurso público do Poder Legislativo foram realizadas durante a manhã e a tarde do último domingo na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC) e na Universidade Tuiuti do Paraná, ambas em Curitiba. O concurso tem como objetivo preencher 85 vagas com exigência de formação para nível médio e superior. Os salários variam de R$ 4,9 mil a R$ 33 mil.
Do total de vagas, uma será destinada ao cargo de Procurador – Classe 3. Já 68 vagas serão para a carreira de Analista Legislativo, abrangendo funções como desenvolvedor de sistemas, biblioteconomista, administrador, economista, advogado, contador, jornalista, analista de rede, revisor legislativo e engenheiro. Também estão disponíveis 16 vagas para a carreira de Técnico Legislativo, nos cargos de Técnico Legislativo-Legislativo, Técnico Legislativo-Administrativo, Técnico Legislativo-Suporte e Manutenção, Técnico Legislativo-Técnico em Contabilidade.
De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, um total de 18.876 candidatos se inscreveram para as provas. No período da manhã, dos 11.210 inscritos, 6.953 compareceram, representando uma ausência de 38%. No período da tarde, para as vagas de técnico legislativo, 5.197 dos 7.666 candidatos compareceram. Para a vaga de procurador, 447 dos 1210 inscritos estiveram presentes.