Dois mil alunos da UEPG retornam aulas presenciais nesta segunda

0
(Foto: Jéssica Natal/UEPG)
Publicidade

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) inicia as aulas práticas presenciais para dois mil alunos da graduação nesta segunda, dia sete. As atividades dos cursos de pós-graduação e de extensão e cultura também poderão ser realizadas presencialmente a partir da semana que vem.

O retorno presencial escalonado partiu de uma decisão da Comissão de Biossegurança da UEPG. As aulas teóricas iniciaram nesta quarta-feira (02) e retornarão de maneira presencial em 07 de março.

“A todos os alunos e alunas que retornam agora no dia 07 de fevereiro, e na sequência em 07 de março, às atividades presenciais da UEPG, eu gostaria de desejar um ótimo retorno das aulas presenciais”, declara o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto. Ele ressalta que os alunos podem contar com a UEPG em tudo o que for necessário, para que a permanência seja não apenas segura, mas também agradável.

Carlos Willians Jaques Morais, pró-reitor de graduação, desejou boas-vindas aos alunos, professores e coordenadores de curso pelo retorno das atividades em 2022. “Temos a expectativa de um retorno seguro, responsável, em que cada pessoa da comunidade universitária é chamada a assumir a sua responsabilidade em agir para o bem de toda a comunidade”, ressalta.

O pró-reitor explica que o retorno presencial escalonado acontece, primeiramente, para alunos que irão ter aulas em laboratórios, práticas de campo e estágios supervisionados. “A universidade está preparada para receber todos aqueles que estão iniciando as atividades práticas, respeitando todos os protocolos de biossegurança. Nós pensamos com muito carinho todas as ações que serão realizadas e estamos prontos para receber a todos, com muita alegria e cuidado”, afirma.

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) preparou atividades de acolhida para a próxima segunda-feira, em parceria com o Ambulatório de Saúde Integrativa (ASI).

TRABALHO – Desde o início da pandemia, a UEPG não encerrou as atividades. Professores, alunos e coordenadores de curso realizaram o andamento do ano letivo de maneira remota. A universidade manteve o trabalho presencial na parte administrativa, com servidores atendendo demandas da graduação, pós-graduação, parte financeira, além de trabalhar na manutenção e preservação dos campi.

A instituição ainda coordenou, por meio de seu Hospital Universitário, o cuidado a pacientes com Covid-19, se tornando o hospital de referência para casos na região, assumindo ainda a gestão do Hospital Universitário Materno-Infantil.

SEGURANÇA – Para o retorno seguro das aulas presenciais, a UEPG elaborou um Protocolo de Biossegurança Institucional. O documento foi criado pela Comissão de Planejamento e Discussão dos Protocolos de Biossegurança e traz normas que são válidas para alunos, professores e servidores que frequentam a instituição. O documento e mais informações sobre o retorno podem ser conferidos no site uepg.br/covid19.

Para monitoramento e guia de como agir em cada caso, o documento estabelece as Bandeiras Sanitárias nas cores Verde, Ciano, Amarelo, Laranja e Vermelho, baseado nas taxas de transmissão, situação epidemiológica do município e medidas de contingência. Cada cor estabelece uma ação a ser tomada como medida de biossegurança.

A comissão avaliará as medidas de contingência semanalmente, com base nos dados da região dos últimos sete dias. Se houver alteração do enquadramento nas Bandeiras Sanitárias, a comunidade universitária será informada imediatamente, por meio do endereço eletrônico da UEPG.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui