Nesta quinta-feira (12), a revista Time anunciou Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos, como a Personalidade do Ano de 2024. A escolha ocorre anualmente, destacando uma figura que tenha se destacado por suas ações, sejam elas positivas ou negativas.
Esta é a segunda vez que Trump recebe esse título. A primeira aconteceu em 2016, quando ele venceu as eleições presidenciais. No entanto, o republicano já havia criticado a publicação três anos antes, em 2013, chamando a seleção de uma “proeza de uma revista que em breve estará morta”.
A escolha deste ano é atribuída ao que a Time descreveu como um “impressionante retorno político” de Trump. A publicação ressaltou que sua vitória em 2024 é histórica por diversas razões. Além de se tornar o presidente mais velho a ocupar a Casa Branca, Trump também será o primeiro a assumir o cargo após ter sido condenado.
Em sua carta aos leitores, o editor-chefe da Time, Sam Jacobs, destacou o “retorno histórico” de Trump e o “realinhamento político” que ele promoveu, algo que, segundo Jacobs, não ocorre em uma geração. “Desde que iniciou sua candidatura à presidência em 2015, talvez ninguém tenha impactado tanto a política e a história quanto Trump”, escreveu Jacobs. Ele também comentou sobre a trajetória do republicano, mencionando que, após a derrota de 2020, hoje vemos sua “apoteose”.
Ao ser anunciado como a Personagem do Ano, Trump participou de uma tradição, tocando o sino da Bolsa de Valores de Nova York. Ao lado de sua esposa, Melania, Trump expressou sua honra em receber o título, celebrando o reconhecimento da revista.
Leia também:
O que fará Herivelto Oliveira em 2025?
Câmara Federal aprova castração química de pedófilos