Dredge ocasionalmente evoca imagens de um jogo de pesca idílico. É fácil se perder em uma fantasia costeira perfeita por um breve momento, enquanto você cruza as ondas com um telescópio de localização de peixes até o olho, observa as gaivotas voando no céu claro e imagina aldeias encantadoras empoleiradas no topo de penhascos distantes. No entanto, quando você puxa uma monstruosidade das profundezas, uma casca mutante semelhante a um peixe, você se lembra do tema central do jogo de horror cósmico.
Quando você chega a uma comunidade remota de uma ilha como seu novo pescador, você é jogado fora das rochas imediatamente. Você tem a sorte de ser arrastado para um local seguro, onde é instruído a fornecer comida para os habitantes locais vendendo sua pesca diária – junto com as estranhas bugigangas desenterradas – a fim de pagar a dívida de seu novo barco. A pesca é uma atividade relativamente simples: dirija-se a uma seção de água agitada, jogue uma linha e puxe qualquer peixe que morder até que não haja mais nada ou você fique sem espaço em seu porão. O apelo de Dredge é aprimorado pelo fato de que um QTE direto acelera o processo de atração de sua pedreira.
Embora inicialmente pareça ser um jogo para pagar dívidas, seu recurso mais valioso não é o dinheiro. Apesar do que os buracos em seu casco possam sugerir, não é nem saúde. Na verdade, está na hora. Na água, o relógio apenas avança enquanto você está se movendo ou pescando, mas com um barco batido e equipamento de remexer, é uma batalha para encher sua fortaleza e descer para a segurança de um porto antes que o sol se ponha. Em um esforço para salvar alguns minutos extras da escuridão, finalmente comecei a acordar meu pescador alguns minutos antes do amanhecer.
Porque o segundo recurso mais importante do Dredge entra em ação quando as luzes se apagam. O olho frenético que tudo vê em seu HUD, que retrata o pânico, aumenta gradualmente no escuro, e a luz fraca da lâmpada oscilante de seu mastro faz pouco para aliviar sua ansiedade.
Seu barco e sua pesca provavelmente sofrerão quando o terror total se instalar: para desvalorizar o valor do peixe que você está segurando, agentes infecciosos horríveis se infiltram em seu porão; À medida que sua mente paranóica cria novos obstáculos contra os quais esmagar seu barco, as rotas praticadas se transformam em slaloms perigosos; e uma realidade monstruosa é escondida por vasos etéreos nas profundezas.
Felizmente, você não alcançará essas profundidades por um tempo. Você está inicialmente preso entre duas ilhas, um conjunto de portos naturais para mantê-lo (relativamente) seguro e protegido do pior que Dredge tem a oferecer por um farol. Seu motor patético e medo do escuro o mantêm lá. Mas, eventualmente, os cardumes de bacalhau e cavala não serão suficientes para pagar as crescentes necessidades dos aldeões. Como resultado, você terá que avançar ainda mais noite adentro na tentativa de pousar em algum lugar antes que o caos de Lovecraft aconteça.
Você acabará acumulando atualizações suficientes para tornar esses sprints para ilhas distantes mais gerenciáveis, mas o terror nunca desaparecerá de verdade. A alta qualidade do design de som do Dredge significa que não importa aonde você vá, você sempre terá a sensação de que algo está errado. A capacidade do jogo de interromper até mesmo seus momentos menos aterrorizantes com o “plink” discordante que indica a descoberta de um habitante particularmente repugnante das profundezas ou o estrondo distante de algo à espreita bem abaixo da superfície é particularmente especial. Quase tudo no jogo é projetado para ser perturbador de alguma forma.
Quando é meio-dia e você está em mar aberto procurando uma pesca particularmente valiosa, pode ser fácil ignorar as pistas visuais que apontam para a natureza quebrada deste mundo – os rostos miseráveis dos habitantes locais e a decadência que o rodeia nas ilhas. Mas é quase impossível tremer quando um som assustador vem das profundezas.