O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) realizou a sessão de licitação para a duplicação em concreto da PR-412, no trecho entre Matinhos e Pontal do Paraná, no Litoral, com a participação de 12 empresas, a melhor proposta foi apresentada pela AM2 Brasil Engenharia Ltda., no valor de R$ 213.830.624,56.
A vencedora do certame tem até a tarde de terça-feira (19) para enviar os documentos exigidos no edital e as planilhas de preços atualizadas. Após a análise da documentação pela comissão de contratação do DER/PR, será divulgado o resultado com a declaração do vencedor ou convocação da segunda classificada, caso haja necessidade.
A obra abrange um trecho de 14,28 quilômetros, começando próximo à ponte sobre o Canal de Matinhos e seguindo até o entroncamento com a PR-407, na região de Praia de Leste. O projeto prevê uma pista central em concreto com 21 centímetros de espessura, além de vias marginais em pavimento asfáltico. Estão incluídas novas pontes sobre o Canal de Matinhos e o Rio Balneário, bem como um viaduto na interseção com a Avenida Curitiba.
A estrutura atual será demolida para implantação do novo pavimento rígido. As pistas duplicadas serão separadas por barreiras de concreto, e as marginais contarão com canteiros que as dividirão do eixo central, exceto nas áreas de entrada e saída.
As vias marginais terão sentido único, com espaços para estacionamento, calçadas para pedestres e ciclovias bidirecionais. Sob essas faixas será instalada a rede de drenagem da rodovia, minimizando o impacto em infraestruturas como redes subterrâneas e postes.
Iluminação pública será implementada em todo o trecho central, nas marginais, pontes, viaduto, passeios e ciclovias. O prazo para conclusão é de 1.080 dias corridos após o início dos trabalhos.
Paralelamente, o DER/PR está conduzindo a licitação para duplicar outro trecho da PR-412, entre Guaratuba e a divisa com Santa Catarina, acesso para Garuva. A abertura das propostas ocorrerá em 24 de janeiro, através do portal Compras.gov.
Essa obra contempla a construção de uma nova pista asfáltica paralela à atual, que será restaurada e alargada, cobrindo uma extensão de 12,81 quilômetros.
Esses projetos refletem os investimentos estaduais em infraestrutura para atender ao crescimento da região litorânea e melhorar a segurança e fluidez do trânsito.