25.3 C
Paraná
segunda-feira, janeiro 27, 2025
spot_img
InícioSaúdeÉ verdade que sentar muito perto das telas estraga...

É verdade que sentar muito perto das telas estraga a visão?

spot_img

Gerações mais velhas, especialmente quem tem 60 anos ou mais, cresceram ouvindo esse alerta de suas mães.

E, ao que parece, elas tinham razão — em parte. Assistir a telas de perto por longos períodos pode, sim, afetar a visão. No entanto, o problema hoje em dia não é mais a televisão, mas sim os smartphones, tablets e computadores.

“Suas mães estavam certas, mas a tela mudou”, explica Marcela Estrada, professora assistente de oftalmologia da Universidade da Califórnia em Davis. “E hoje, todas as crianças têm uma tela à disposição.”

Crianças, especialmente entre 7 e 15 anos, correm maior risco de desenvolver problemas oculares, como miopia. Jovens e adultos mais velhos também podem enfrentar dificuldades visuais.

Com a popularização das TVs de tela grande, os pequenos televisores em caixas tornaram-se obsoletos, reduzindo os riscos relacionados à proximidade. Telas maiores dificultam ver tudo de perto, fazendo com que os espectadores mantenham distância. No entanto, dispositivos como tablets, celulares e computadores geralmente são usados a menos de um braço de distância, o que é prejudicial para os olhos.

“Hoje, nas escolas e em casa, todos estão nos telefones e tablets. O aumento desse ”trabalho de proximidade” tem levado a mais casos de miopia”, explica o professor-assistente de oftalmologia Masih Ahmed. “Isso ocorre principalmente em crianças, porque é nessa fase que os olhos estão em desenvolvimento.”

A miopia é uma condição em que objetos próximos são vistos com clareza, mas aqueles distantes parecem embaçados. Em casos graves, pode levar a sérios problemas oculares no futuro.

Quando olhamos para uma tela de perto, nossos olhos convergem, e o músculo ciliar — localizado atrás da íris — se contrai, alterando o formato do cristalino. Esse esforço constante pode levar ao crescimento exagerado do olho, resultando em miopia.

“O cristalino do olho fica mais grosso”, diz Estrada. “Focar constantemente em algo próximo força o cristalino a se adaptar, mudando sua forma para ajustar a imagem na retina. Se isso acontece com frequência, encoraja o olho a crescer rápido demais, promovendo a miopia.”

Crianças cujos olhos ainda estão crescendo — até cerca de 18 a 25 anos — são especialmente vulneráveis. “Quanto mais cedo uma criança é diagnosticada com miopia, maior a probabilidade de desenvolver miopia severa”, alerta Daniel Cyr, oftalmologista pediátrico da Stony Brook Medicine. Casos graves podem limitar a visão a poucos centímetros de distância, aumentando os riscos de condições degenerativas, como descolamento de retina, catarata e glaucoma.

Condições genéticas, como síndrome de Stickler e síndrome de Marfan, também podem causar miopia severa, assim como o histórico familiar. Ter um dos pais míope aumenta o risco, especialmente se o grau for alto. Quando ambos os pais têm miopia, o risco é ainda maior, e o grau tende a ser mais severo.

Embora não possa ser revertida ou curada, a miopia pode ser corrigida com óculos, lentes de contato ou cirurgia a laser, no caso de adultos.

Além disso, adultos jovens, na faixa dos 20 anos, podem desenvolver miopia tardia com o uso excessivo de dispositivos. Após os 40, é comum surgir a presbiopia, uma dificuldade para focar objetos próximos, o que pode causar fadiga ocular e, em alguns casos, visão dupla.

O que você pode fazer?

Especialistas recomendam algumas medidas simples para reduzir o risco de miopia em crianças ou evitar que ela piore:

  • Limitar o tempo de tela: Reduza o uso de dispositivos para fins recreativos a uma hora por dia, especialmente em crianças mais novas.
  • Manter distância: Ensine as crianças a segurar dispositivos a pelo menos um braço de distância dos olhos.
  • Utilizar suportes: Coloque tablets em suportes ou use capas pesadas para evitar que a criança segure o dispositivo por longos períodos.
  • Incentivar atividades ao ar livre: Passar pelo menos duas horas por dia fora de casa ajuda a prevenir a miopia, possivelmente por conta da luz natural e do foco em objetos distantes.
  • Fazer exames regulares: Todas as crianças, incluindo bebês, devem realizar pelo menos um exame oftalmológico antes da idade escolar.

Olhar para telas de perto pode prejudicar a visão, especialmente em crianças. Já em adultos, pode causar cansaço ocular e outros desconfortos.

“A faixa etária em que tarefas de proximidade provavelmente não causarão grandes danos aos olhos, além de sintomas de olho seco, é entre 25 e 45 anos”, conclui Estrada. “Fora disso, evite sentar muito perto da TV ou de outras telas.”

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui