O jornalista Fernando Tupan, do Blog do Tupan, conta que o candidato do PSD à Prefeitura de Curitiba, Eduardo Pimentel, entrou afiado no debate da RPC e deixou a adversária, Cristina Graeml (PMB), na lona, sem reação e quase pedindo ajuda aos universitários em algumas questões sobre como administrar a cidade nos próximos quatro anos.
A marca do debate na emissora afiliada da Rede Globo foi as alfinetas entre os candidatos, no primeiro bloco, terminou empatado, mas no segundo, Cristina Graeml levantou a bola para Eduardo Pimentel matar no peito, fazer umas embaixadinhas, controlar na cabeça e chutar para o fundo das redes, com tiradas inteligentes e espetadas na medida certa, fazendo dele um imbatível debatedor.
Ficou claro para todos que acompanharam o debate a tática de Eduardo Pimentel, controlar o tempo jogando falas para Cristina Graeml se enrolar com as justificativas sobre a ficha “suja” do vice Jairo Ferreira Filho (PMB) e do ex-presidente do PMB, Fabiano Santos, preso por estar dirigindo um carro roubado.
A pior decisão de Cristina Graeml foi falar o nome em vão da falecida mãe de Eduardo Pimentel e levou uma invertida, deixou-se levar pelo nervosismo, o que acabou beneficiando o adversário, que saiu por cima.
Outro fator que pegou foi a decisão dela de cobrar a passagem do passageiro pelo quilômetro rodado, semelhante de como acontece na Inglaterra, mas que aumentaria o custo da passagem para os moradores dos bairros mais distantes.
Após o debate, Eduardo Pimentel e Cristina Graeml falaram com a imprensa e reclamaram dos ataques das últimas semanas, mas o bicho pegou com a candidata do PMB, questionada sobre Fabiano Santos teria uma cadeira em um futuro secretariado, com bate boca de acompanhantes dela com jornalistas.
No domingo, as famílias de curitibinhas voltam para votar, com a certeza de que no momento, Eduardo Pimentel está alguns passos à frente de Cristina Graeml.