O prefeito em exercício Eduardo Pimentel fez uma vistoria minuciosa nas obras do Lote 4.1 da Linha Verde Norte, na região do Trevo do Atuba. O trecho abrange quase 3 km de extensão, desde a altura do Hospital Vita até a concessionária Mercedes/Savana, e receberá as estações Atuba e Solar do transporte coletivo.
Acompanhado do secretário de Obras Públicas, Rodrigo Araujo Rodrigues, também fiscalizou o término de obras de revitalização em ruas dos bairros Atuba e Tingui e se reuniu com moradores da região na esquina das ruas Saul Picolli e Hilário Moro.
Recebidos por um grupo de moradores do Residencial Village Paraná, que reúne 657 apartamentos e 2.500 pessoas, Pimentel anunciou a implantação de calçadas nas ruas Hilário Moro e Saul Piccoli e a modernização do sistema de iluminação pública, com a substituição das atuais luminárias convencionais por modelos em LED.
As obras das calçadas, explicou Eduardo, estão em fase de projeto e vão acontecer pelo programa Caminhar Melhor. A implantação das novas luminárias está programada para acontecer no primeiro semestre do ano que vem.
Ao grupo, o prefeito em exercício destacou a complexidade das obras do lote 4.1 da Linha Verde, que será concluída no ano que vem. “A obra está com um ritmo forte e nós temos o compromisso de entregá-la no ano de 2024, este lote que é do trecho final da Linha Verde e o terceiro entregue na gestão, após muitos desafios vencidos”, disse Pimentel.
Lote 4.1
As obras do Lote 4.1, que compreendem diversas frentes de trabalho, apresentam serviços em diferentes etapas, mas em quase todos os trechos acontecem intervenções de drenagem – algumas já finalizadas, outras em execução – pavimentação, com parte da extensão em asfalto e outra em concreto.
Dentre as intervenções em andamento no imenso canteiro, destaca-se a implantação de calçadas em blocos de concreto tipo paver, a construção de uma ciclovia e o plantio de grama em vários trechos.
Nova trincheira
De acordo com Rodrigo Araújo Rodrigues, um dos principais pontos de obras atualmente é o da preparação da nova trincheira que servirá de ligação entre Curitiba e a Região Metropolitana e fará a interseção com a antiga BR-116.
“Neste ponto os serviços se concentram em concluir as obras da estrutura de contenção da trincheira e na execução da terraplenagem e da pavimentação das vias que ligarão Curitiba à região metropolitana, além da ligação da canaleta exclusiva, que completará o trajeto dos ônibus, até o limite com o município de Colombo”, explica Rodrigues.
Conjunto Solar
Já no trecho entre o Viaduto Alberico Flores Bueno e o Conjunto Solar está sendo feito alargamento da via, manutenção do asfalto em alguns trechos e implantação de novo pavimento em outros, com destaque para a canaleta exclusiva do ônibus na futura Estação Solar.
As intervenções são feitas em partes para não afetar o deslocamento das pessoas, uma vez que os serviços acontecem com a manutenção do trânsito fluindo na Linha Verde.
Nova pavimentação
Paralelamente às obras da Linha Verde, a Prefeitura de Curitiba, pelo programa Asfalto Novo, recuperou 1.370 metros de pavimento em seis ruas da região. Receberam manutenção asfáltica as ruas Saul Picolli, Hilário Moro, Wenceslau Carlos Glaser Neto, Abrão Calixto, João Batista Scucato e Alcindo Fanaya.
“Ficamos muito satisfeitos com a nova pavimentação”, disse Alexandre Souza, morador e síndico do condomínio Residencial Paraná, beneficiado com asfalto novo em 280 metros da Rua Hilário Moro no cruzamento com a Saul Picolli, que também recebeu manutenção em 230 metros.
Participaram da vistoria às obras a administradora da Regional Boa Vista, Janaína Gerh; os vereadores Mauro Inácio e Osias Moraes; o diretor do Departamento de Pavimentação da Smop, Mário Padovani; a engenheira fiscal da Smop, Manuela Marqueño e engenheiros do consórcio TC-Linha Verde.
Lotes concluídos
As intervenções do lote 4.1 foram retomadas em setembro do ano passado e estão a cargo do consórcio TC-Linha Verde, composto pelas empresas Compasa Ltda e TCE Engenharia Ltda, vencedor da licitação realizada em 2022. A conclusão está prevista para o segundo semestre de 2024, é financiada pela Caixa Econômica Federal, com coordenação e fiscalização da Secretaria Municipal de Obras Públicas.
A finalização do lote 4.1 está programada para o segundo semestre de 2024.
Que patética visita já que Greca esteve no mesmo lugar vistoriando a obra… mas como dá Ibope pra pré candidato vale então passar por essa humilhação.