As convenções partidárias tiveram início em 20 de julho, com os primeiros candidatos já encaminhando seus nomes para aprovação pela Justiça Eleitoral. Os pioneiros são de Minas Gerais, dos municípios de Carvalhópolis e Machado. Pedrinho Pitanga (MDB) e Maycon Willian (PP) foram os primeiros a formalizar suas candidaturas.
Durante esta segunda-feira (22/7), o número de inscrições aumentou gradualmente. Até o final do dia, havia 12 candidatos registrados para concorrer aos cargos de prefeito e vice-prefeito. Destes, seis são de Minas Gerais, dois da Bahia, um do Pará, um de Pernambuco, um de Sergipe e um do Mato Grosso do Sul. Além disso, 360 candidatos se inscreveram para disputar o cargo de vereador.
Para participar das Eleições Municipais de 2024, os candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito ou vereador devem cumprir uma série de requisitos constitucionais e legais. O primeiro passo é selecionar os nomes por meio das convenções partidárias, que ocorrem de 20 de julho a 5 de agosto, segundo o Calendário Eleitoral. Após a escolha na convenção, os partidos têm até o dia 15 de agosto para solicitar o registro das candidaturas à Justiça Eleitoral.
Os requisitos básicos para se candidatar incluem ser filiado a um partido político, ter nacionalidade brasileira, idade mínima conforme o cargo desejado, saber ler e escrever, estar em pleno gozo dos direitos políticos (ou seja, estar com o título de eleitor regularizado) e, para os homens, estar em dia com as obrigações militares.
Para disputar o cargo de prefeito ou vice-prefeito, é necessário ter pelo menos 21 anos até a data da posse. Já para vereador, os candidatos podem concorrer a partir dos 18 anos completos na data do pedido de registro de candidatura.
Segue abaixo a lista atualizada dos candidatos inscritos para concorrer ao cargo de prefeito:
Minas Gerais
- Pedrinho Pitanga (MDB), Carvalhópolis
- Maycon Willian (PP), Machado
- Ailton de Dovinha (Mobiliza), Coronel Murta
- Alberis (MDB), Gouveia
- Aline Ferreira (MDB), Jordânia
- Juliano Dentista (União), Extrema
Bahia
- Zé Carlos (Avante), Aramari
- Débora Regina Debinha (União), Lauro de Freitas
Pará
- Alexandre Siqueira (MDB), Tucuruí
Pernambuco
- Joel Gonzaga (PSD), Feira Nova
Sergipe
- Geraldo de Zé Garcia (Cidadania), Macambira
Mato Grosso do Sul
- Beto Teles (Rede), Dourado