29 C
Paraná
quarta-feira, janeiro 22, 2025
spot_img
InícioCiênciaEncontradas flautas esculpidas em osso de 12.000 anos

Encontradas flautas esculpidas em osso de 12.000 anos

spot_img

Em um sítio pré-histórico em Israel, os arqueólogos descobriram uma coleção de flautas de 12.000 anos esculpidas em osso de pássaro. Os artefatos soam como aves de rapina quando tocadas.

Os natufianos, um grupo cultural que foram os últimos caçadores-coletores do Levante, uma região que abrange as terras ao redor do Mediterrâneo oriental, já ocuparam o local, também conhecido como Ain Mallaha.

Embora o local tenha sido extensivamente estudado desde que foi descoberto na década de 1950, os arqueólogos ficaram surpresos ao descobrir as flautas no ano passado entre 1.100 ossos de pássaros. Apenas uma das mais de meia dúzia de flautas encontradas estava completamente intacta, esculpida por artesãos em ossos de pequenas aves aquáticas. Segundo um comunicado, o comprimento era inferior a 65 milímetros.

O pesquisador principal, Laurent Davin, afirma: “Eles são provavelmente alguns dos menores instrumentos sonoros pré-históricos conhecidos hoje”. Sabemos que foram pintadas de vermelho devido a resíduos ocres. Suspeitamos que eles foram usados e presos a uma corda devido ao desgaste do uso.”

As flautas produziam um som agudo quando tocadas, semelhante ao dos falcões comuns (Falco tinnunculus), que são membros da família dos falcões, e dos gaviões (Accipiter nisus). Como os ossos maiores produziriam sons mais profundos, os natufianos escolheram esses ossos com cuidado.

Davin afirmou: “Os natufianos escolheram esses pequenos ossos porque queriam que o som fosse assim para imitar os sons dos falcões.” Isso indica que eles tinham conhecimento de acústica e que outros instrumentos provavelmente usavam materiais perecíveis.”

Os pesquisadores usaram um software de computador para criar uma réplica de uma flauta e mediram a análise espectral dos sons até que os instrumentos produzissem sons semelhantes a cantos de falcão para que os participantes ouvissem os sons por si mesmos.

Davin afirmou: “Quando toquei pela primeira vez e ouvi o som que os natufianos faziam 12.000 anos atrás, foi muito comovente.”

Os arqueólogos acreditam que os natufianos provavelmente usavam os aerofones para caçar, fazer música ou até mesmo conversar com os pássaros. De acordo com o comunicado, os inúmeros ornamentos feitos de garras que foram descobertos no local demonstram a grande consideração dos natufianos pelas aves.

Davin afirmou: “Esses artefatos são importantes porque são os instrumentos sonoros mais antigos que imitam cantos de pássaros no mundo e os únicos instrumentos sonoros claramente identificados na pré-história de todo o Levante.” Eles descrevem a inventividade, a perícia em acústica e a precisão técnica dos natufianos para nós. Além disso, demonstra como os natufianos interagiam com as aves de rapina simbólicas e como seus chamados eram incorporados à música natufiana.

Os instrumentos musicais, por outro lado, não são os mais antigos do mundo. O Museu Nacional da Eslovênia concede essa honra pertence a uma flauta neandertal de 60.000 anos encontrada em uma caverna na Eslovênia.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui