27.2 C
Paraná
domingo, dezembro 22, 2024
spot_img
InícioGeralEncontrado túmulos da Idade do Bronze que detinham saída...

Encontrado túmulos da Idade do Bronze que detinham saída de zumbis

spot_img

Os construtores de túmulos da Idade do Bronze Inicial tinham suas próprias estratégias para manter os mortos… bem… mortos. Com medo de pessoas “revenantes” — pense em zumbis — recuperando-se da morte para atormentar os ainda vivos, aqueles que enterravam os mortos frequentemente empregavam esforços para manter os corpos mais seguramente confinados em seus túmulos.

Um desses “túmulos zumbis” foi encontrado recentemente em Oppin, Alemanha, de acordo com uma postagem no Facebook do Escritório Estadual de Gestão do Patrimônio Cultural e Arqueologia de Saxony-Anhalt. A estratégia usada para manter esse corpo no lugar era uma pedra com mais de 0,9 metros de comprimento e cerca de 0,5 metros de largura, prendendo as pernas, que pertenciam a um homem de meia-idade que teria sido enterrado no túmulo há aproximadamente 4.200 anos. Com cerca de 10 centímetros de espessura, a pedra não era um peso pequeno.

“Deve-se presumir que a pedra foi colocada lá por um motivo”, dizia uma declaração traduzida do escritório estadual, “possivelmente para manter os mortos no túmulo e impedir que retornassem.”

O escritório estadual acredita que o túmulo foi construído durante o tempo da cultura do vaso campaniforme, pois foi encontrado perto de outras descobertas culturais. Essa cultura estava presente no final do período Neolítico e início da Idade do Bronze Inicial (aproximadamente 2800 a.C.), e embora haja poucos registros sobre a cultura do vaso campaniforme, a descoberta poderia fornecer uma visão mais profunda das superstições das pessoas.

“Já sabemos que na Idade da Pedra as pessoas tinham medo de revenantes”, disse Susanne Friederich, arqueóloga do escritório estadual e gerente de projeto das escavações. “Naquela época, as pessoas acreditavam que os mortos às vezes tentavam se libertar de seus túmulos. Às vezes, os mortos eram colocados de bruços. Se o morto estivesse de bruços, ele cavaria cada vez mais fundo em vez de alcançar a superfície.” Alguns túmulos até mostravam que enterrar os mortos de bruços não era considerado suficiente e apresentavam a adição de uma lança através do torso para ajudar a manter o corpo no lugar.

O túmulo foi encontrado vazio, exceto pelo homem enterrado dentro, que se acredita ter entre 40 e 60 anos quando morreu, e foi encontrado em uma posição encurvada deitado de lado. A pedra foi colocada em suas pernas (aparentemente, uma lança não era necessária).

As lendas fantásticas perpetuaram há muito tempo a ideia de que os mortos-vivos poderiam se erguer e infligir angústia aos vivos, e os arqueólogos encontrarem um túmulo “zumbi” datado de tão longe ajuda a mostrar quão prevalentes eram essas crenças ao longo da história — e quão poderoso um bloco de pedra era considerado para impedir um revenante.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui