É incomum encontrar alguém que não tenha participado do Covid em pelo menos um combate, mas ainda existem alguns esquivadores do Covid por aí. Enquanto os Centros de Controle de Doenças estimam que mais de 80% das crianças menores de 18 anos têm Covid-19, uma equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia, em São Francisco, descobriu um fenômeno que algumas pessoas podem nunca testar positivo para Covid ou apresentar sintomas devido a uma mutação genética (após revisar dados de mais de 1.400 pessoas).
Quem tem a mutação?
A mutação não é incomum depois que a pesquisa calculou que 1 em cada 10 pessoas pode ter essa composição genética específica. A equipe descobriu que ter a mutação não faz com que uma pessoa nunca tenha Covid entrar em seu corpo; ao invés disso, eles simplesmente nunca perceberão porque seu corpo lutará contra isso antes que eles possam testar positivamente.
Como é que isso funciona?
Quando um vírus entra em nossos corpos, um gene chamado HLA alerta o sistema imunológico para começar a revidar. No entanto, quando as pessoas não têm uma mutação, esse processo pode demorar um pouco e você começará a sentir os sintomas enquanto seus anticorpos e sistema imunológico tentam combater e impedir a propagação.
Quando as pessoas têm a mutação HLA, as células já têm as ferramentas para bloquear imediatamente a propagação do vírus pelo corpo, o que resulta em ausência de sintomas. Essa mutação aumenta suas chances de você ser assintomático em 10 vezes.
Você provavelmente já teve uma forma de coronavírus antes.
As pessoas não nascem apenas com a mutação; é provável que eles tenham sido expostos a um tipo de coronavírus antes. O coronavírus não é novo e é provável que a maioria das pessoas tenha sido exposta a ele em algum momento de suas vidas, com sintomas ou não.
Então, se você nunca sentiu a ira do Covid, pode ser uma dessas pessoas especiais. Sortudo!