Cerca de cem escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) nas dez regionais de Curitiba recebem, neste início de ano, algum tipo de intervenção da Coordenadoria de Obras e Projetos da Secretaria Municipal de Educação.
Como melhorias, que preparam as unidades para o retorno das crianças e estudantes, em 14 de fevereiro, são realizadas em todas as regionais e incluem pintura, pisos, telhados, banheiros, refeitórios, coberturas de espaços, entre outras.
Na regional Cajuru, a Escola Municipal Ayrton Senna recebe uma grande reforma, que inclui piso (pavimentação nova), muros, pintura, entre outras melhorias.
Desde 2021, as unidades também receberam adequações nos refeitórios, por conta da extensão do ensino integral na rede municipal de ensino. A rede curitibana deve ter todas as 185 escolas com oferta do integral até 2024. Atualmente são 126.
A secretária visitou a reforma do imóvel na Rua Baltazar Carrasco dos Reis, no Rebouças, que abrigará o novo CMEI Curitiba II.
“Esta unidade terá capacidade para atender 105 crianças. As adequações no imóvel estão em andamento, como instalação de lactário, pintura externa e interna, colocação de proteção nos solários, entre outras melhorias”, explicou Maria Sílvia Bacila.
Este ano a Secretária da Educação entregará um novo Centro Municipal de Educação Infantil. As famílias do Moradias Dom Barusso do bairro Ganchinho (regional Bairro Novo), terão mais uma unidade para o atendimento de crianças até cinco anos (berçário, maternal e pré).
A Prefeitura já iniciou a construção do CMEI, que se chamará Maestrina Esmeralda Rovani, em homenagem à professora da rede e regente do Coral Infantil das 1000 Vozes, falecida em 2021. A unidade terá capacidade para atender 150 meninos e meninas em período integral.