É possível que não haja jacarés vivendo nos esgotos da cidade de Nova York; no entanto, agora há um novo animal a considerar correndo pelos canos. Para uso nos esgotos, uma aranha robótica foi desenvolvida por uma empresa japonesa. Mas por que, você pode se perguntar, olhando desconfiado para a porta do banheiro. Embora possa parecer a cena de abertura de um filme de terror, a intenção é que os robôs examinem os mais de 300.000 quilômetros de linhas de esgoto em deterioração no Japão. Uma câmera de 360 graus é montada na frente e os “olhos” são na verdade LEDs que iluminam o caminho. Um controlador de jogo é usado pelos operadores do robô porque as pessoas não podem passar pelos canos.
Graças ao IEEE Spectrum, vimos pela primeira vez esses robôs-aranha. A TMSUK exibiu o plano SPD1 em um arranjo com três das unidades presas juntas. A primeira aranha no esgoto frontal é responsável pela navegação; o segundo spider é responsável por localizar as áreas dos tubos que requerem manutenção, e o terceiro spider é responsável por realizar essas tarefas de manutenção usando instrumentos ágeis. Os corpos das aranhas podem se agachar para acomodar vários diâmetros de tubos internos. Apesar do fato de ainda não terem sido implantados, as “aranhas de esgoto” provavelmente assustarão muitas pessoas.
Os engenheiros usaram designs naturais no passado para criar robôs que facilitam nossas vidas. Existem robôs que se parecem com lagartos e podem se contorcer e se mover de maneiras estranhas. Outros parecem pássaros que estão empoleirados e podem se agarrar às coisas. Robôs aracnídeos e outros rastejantes robóticos como insetos e vermes já existem em versões minúsculas.