Pesquisadores descobriram recentemente que uma supernova bizarra está explodindo na direção errada. Um novo estudo da Cassiopeia A mostra que uma seção da nuvem de gás está entrando em colapso no que os pesquisadores estão chamando de “Supernova de choque reversa”.
Cassiopeia é uma nebulosa localizada a cerca de 11.000 anos-luz de distância da Terra. É um dos remanescentes de supernova mais próximos do nosso planeta natal. A nuvem de gás tem aproximadamente 16 anos-luz de largura. É composto de hidrogênio e outros gases que sobraram da estrela original. Os pesquisadores dizem que uma onda de choque da supernova original ainda está rasgando a nuvem.
Modelos da supernova dizem que as ondas de choque devem se expandir uniformemente, como um balão sendo inflado. No entanto, os pesquisadores notaram que uma seção parece estar explodindo em si mesma. Os pesquisadores se aprofundam na supernova de choque reverso em um estudo recente aprovado para publicação no The Astrophysical Journal. O artigo está atualmente disponível no arXiv, um servidor de pré-impressão.
A equipe analisou os movimentos das ondas de choque usando dados capturados pelo Chandra X-ray Observatory da NASA. Chandra capturou anteriormente imagens impressionantes do centro da Via Láctea. Eles descobriram que nos últimos 19 anos, a região oeste da onda de choque vem recuando em vez de se expandir. O que é ainda mais intrigante, porém, é que eles descobriram que algumas partes da supernova de choque reverso continuam a se expandir como o resto da supernova.
O que poderia causar essa explosão para trás?
A expansão dentro da Cassiopeia A não corresponde aos modelos que temos de supernovas. Como tal, os pesquisadores acreditam que algo mais deve ter acontecido para causar a supernova de choque reverso. É possível que uma colisão cósmica de algum tipo tenha levado à estranha expansão para trás que estamos vendo agora.
Os pesquisadores acreditam que a onda de choque pode ter colidido com outra concha de gás ejetada pela estrela quando explodiu. Quando a onda atingiu esse gás, diminuiu e começou a criar pressão na concha interna que empurrou a energia para trás. Eles também dizem que a camada externa pode ter forçado seu caminho através da nova camada de gás, criando a expansão desigual que vemos agora.
O autor principal Jacco Vink é astrônomo da Universidade de Amsterdã. Vink diz que os movimentos dentro da nebulosa são mais caóticos do que vimos antes. Ele também diz que a morte de Cassiopeia A todos esses anos atrás poderia ter sido a causa de expulsões de gás irregulares (via Space.com).
A estrela perdeu uma grande parte de sua massa antes de sua supernova de choque reverso. Eles estimam que ele tinha 18 vezes a massa do Sol ao nascer, mas continha apenas quatro a seis vezes a massa do Sol ao morrer. Neste momento, porém, não há uma explicação sólida de como ou por que a estrela perdeu tanta massa.