Com o objetivo de destacar o potencial do Oeste do Paraná e contribuir para o seu desenvolvimento,
A Secretaria estadual do Turismo (Setu) vem fazendo visitas técnicas a locais estratégicos da região Oeste para debater com administradores locais ações de melhoria para atrair mais turistas brasileiros e principalmente estrangeiros, em razão da proximidade com Argentina e Paraguai.
Na quinta-feira, a equipe fez visitas técnicas nas praias artificiais do reservatório de Itaipu, em Santa Terezinha do Itaipu e São Miguel do Iguaçu, onde um dos temas foi o potencial do turismo náutico do Oeste, com águas doces limpas e cristalina.
São Miguel do Iguaçu conta com o Balneário Turístico Ipiranga, que tem estrutura para camping, espaço para banho, piscina natural e atracadouro. Em Itaipulândia, o Balneário Jacutinga conta com um Parque Aquático e é a principal atração da cidade. O parque vai receber R$ 20 milhões em investimentos privados. Outro foco da visita envolveu o andamento do projeto executivo da construção do novo Santuário Nossa Senhora Aparecida. Após aporte de R$ 30 milhões da iniciativa privada, esse será o segundo maior santuário de Aparecida do Brasil.
“Turismo acontece de maneira efetiva quando conseguimos transformar a movimentação de pessoas em renda e emprego para os paranaenses. E ele chega junto e de mãos dadas com a infraestrutura. Por isso estamos visitando esses espaços, nos colocando à disposição de administradores para fortalecer a rede de apoio do Estado e das Instâncias de Governança das Regiões Turísticas”, destacou o secretário do Turismo, Marcio Nunes.
Ele também visitou os balneários de Santa Helena (incluindo a Capela Cristo Rei) e o município de Entre Rios do Oeste. Em todos os lugares, Nunes apresentou as três novas leis do setor. Elas aumentaram as possibilidades de convênios com prefeituras e outras entidades para viabilizar investimentos.
FEIRAS E EVENTOS – Outra parada foi na Visit Iguassu, entidade sem fins lucrativos de Foz do Iguaçu que ajuda a potencializar a cidade com feiras e tours nacionais e internacionais. A instituição é mantida pelos associados, que são ligados ao turismo local, com mais de 120 empresas de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú (Argentina) e Ciudad del Este (Paraguai). A ideia é que o Viaje Paraná, órgão de promoção ao turismo, vinculado à Secretaria, esteja mais próximo da associação e de entidades similares de outras cidades.
Somente no ano passado, o Paraná levou técnicos para 25 exposições, feiras e festivais, com o objetivo de promover atrativos turísticos junto a brasileiros e estrangeiros. O Estado também é conhecido pelo turismo de grandes eventos, principalmente em Curitiba e Foz do Iguaçu.