14.6 C
Paraná
sexta-feira, setembro 6, 2024
spot_img
spot_img
InícioEducaçãoEstão abertas as inscrições para o Vestibular 2025 da...

Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2025 da UEL

spot_img

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) inicia nesta quinta-feira (18) as inscrições para o Vestibular 2025. As inscrições, abertas a partir das 17h, custam R$ 181,00 e podem ser feitas até 9 de setembro no portal da Cops.

Os candidatos devem preencher o formulário e gerar o boleto para pagamento da taxa. Serão oferecidas 3.180 vagas em 53 cursos de graduação presenciais, incluindo reservas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Prova Paraná Mais.

Entre as novidades, o vestibular será realizado em fase única, nos dias 17 e 18 de novembro, conforme resolução aprovada em março. Para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda, Design Gráfico e Música, será necessária a Prova de Habilidades Específicas (PHE), agendada para 29 de setembro. Essa mudança decorre das alterações no Ensino Médio, aprovadas pelo Cepe em dezembro, que afetaram a carga horária e as disciplinas.

Outra inovação é a alocação de 20% das vagas para ingresso pela nota da Prova Paraná Mais, decisão aprovada em junho pelo Conselho Universitário. Metade dessas vagas será destinada a estudantes de escolas públicas e a outra metade a estudantes negros oriundos de escola pública.

Assim, a UEL reservará 20% das vagas para a Prova Paraná Mais, mantendo 10% para estudantes de escola pública via Vestibular, 10% para negros de escola pública, 5% para negros de qualquer trajetória educacional e 5% para pessoas com deficiência.

A UEL chama a atenção para a Prova de Habilidades Específicas (PHE), no dia 29 de setembro, que passará a ser realizada em um só período para os candidatos aos cursos de Artes Visuais, Desing Gráfico, Design de Moda e Arquitetura. Já os vestibulandos de Música permanecem com a prova em dois períodos. Os detalhes de horários e locais também deverão ser consultados no Manual do Candidato.

Para os cursos com candidatos cujo número de inscritos for menor ou igual ao total de vagas ofertadas, a prova passa a ser classificatória, de acordo com a resolução que define as regras do vestibular. Para ter direito à classificação, o candidato não poderá ter nota final zero.

A Prova Paraná é direcionada aos cerca de 120 mil estudantes que cursam o último ano do Ensino Médio na rede pública do Paraná. Candidatos de outros estados poderão fazer a prova, o que representa a abertura de oportunidades para um público que muitas vezes desconhece a estrutura e as oportunidades do Ensino Superior público existente no Paraná.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui