A antiga cidade de Filipos ainda está sendo escavada.
No local da antiga cidade grega de Filipos, no norte da Grécia, arqueólogos descobriram uma estátua de 2.000 anos do deus romano Hércules. Um dos sítios arqueológicos mais promissores do país há muito é considerado Filipos; Uma das descobertas mais significativas até hoje é a grande estátua romana encontrada em uma praça da cidade.
Uma equipe de 28 estudantes da Universidade Aristóteles de Thessaloniki, liderada pela professora Natalia Poulou, o professor assistente Anastasios Tantsis e o professor emérito Aristóteles Menzo, descobriram a estátua que era maior que a vida. A escavação foi realizada pelo grupo no ponto onde duas ruas se encontram e levam a uma praça central. Lá, eles descobriram um edifício ornamentado e o que se acredita ser uma fonte.
Diz-se que Hércules, a versão romana do herói grego Héracles e filho de Zeus, matou sua esposa e filhos depois que sua madrasta Hera o deixou louco. Ele realizou “os 12 trabalhos de Hércules” para expiar, o que culminou com a tarefa de entrar no Hades e capturar Cérbero, o cão de seis cabeças que guarda os portões do inferno, para trazê-lo de volta ao mortal avião. Hércules é considerado um herói para os fracos e representa o triunfo sobre os inimigos.
O semideus é retratado segurando uma pele de leão e uma coroa de folhas de videira em uma postura triunfante, a estátua foi anexada ao prédio, que foi construído entre 7 e 8 d.C. Especialistas disseram que estátuas romanas desse tamanho e qualidade eram comuns em edifícios bizantinos e espaços públicos. O tamanho e a qualidade da estátua são notáveis.
O rei da Macedônia Filipos, fundado por Filipe II, foi construído na colônia thasiana de Crenides, no Mar Egeu. Depois que os otomanos conquistaram a área no século 14, a colônia Thasian foi abandonada. Foi descoberto que era um importante sítio arqueológico, mas não foi escavado até 1914. O trabalho na escavação foi retomado em 1920 e novamente após a Segunda Guerra Mundial, depois de ter sido abandonado devido à Primeira Guerra Mundial. A escavação ainda está acontecendo.