16.4 C
Paraná
sexta-feira, novembro 22, 2024
spot_img
InícioCiênciaEste novo teste pode detectar câncer de pulmão pela...

Este novo teste pode detectar câncer de pulmão pela respiração

spot_img

Segure a Respiração, um filme de terror de 2012, abre com um grupo de jovens a caminho de um acampamento de fim de semana na floresta, como fazem muitos filmes de terror. Eles não encontram um assassino criptídeo ou um assassino fugitivo, pelo menos não no sentido tradicional, ao contrário do que você poderia esperar. A lenda urbana de que uma pessoa pode inalar os espíritos dos mortos ao passar por um cemitério serve de base para a narrativa.

O filme usa a linguagem mais sangrenta para sugerir que uma respiração pode matá-lo, mas uma nova pesquisa mostra que uma respiração pode realmente salvar sua vida. Embora os pesquisadores do Brown Cancer Center e do Departamento de Engenharia Química da Universidade de Louisville possam ter desenvolvido um novo teste capaz de detectar câncer de pulmão em uma lufada de ar, você não sobreviveria por muito tempo sem cada respiração. Isso é de acordo com um novo estudo publicado recentemente no PLOS One.

O câncer de pulmão é um dos cânceres mais fatais e diagnosticados com mais frequência, perdendo apenas para o câncer de mama. Isso se deve ao fato de que, como todos os cânceres, seu prognóstico melhora com a detecção precoce. Infelizmente, o câncer de pulmão é bem conhecido por sua detecção tardia. Cerca de três quartos dos pacientes com câncer de pulmão são diagnosticados em estágios avançados, de acordo com estimativas.

A partir de agora, a degradação celular nos pulmões é mais freqüentemente detectada usando filtros de TC entre pessoas de alto risco. O câncer de pulmão não pode ser detectado de maneira direta e não invasiva até que seja tarde demais. Ao identificar a doença em seus estágios iniciais, quando o maior número de opções de tratamento ainda está disponível, um teste não invasivo, barato e simples de realizar pode potencialmente salvar um número incontável de vidas.

Por causa de um grupo de moléculas chamadas compostos orgânicos voláteis (VOCs), os pesquisadores se perguntaram se poderiam detectar a presença de câncer de pulmão nas exalações de um indivíduo.

À temperatura ambiente, os VOCs são compostos com alta pressão de vapor e baixo ponto de ebulição. Simplificando, isso indica que eles se dispersam no ar como gases. São as substâncias que dão às coisas o seu cheiro. VOCs são produzidos quando uma laranja é descascada, liberando um odor cítrico no ar. No entanto, as frutas cítricas não são as únicas que produzem esses compostos. Os seres humanos produzem seus próprios compostos orgânicos voláteis (VOCs) e podem nos informar sobre suas origens. A ideia é que VOCs distintos são produzidos por diversos processos e tecidos, que por sua vez produzem uma espécie de assinatura que pode ser detectada nos pulmões. Poderíamos desenvolver testes de respiração para diagnóstico precoce se pudéssemos encontrar uma assinatura VOC para uma doença específica. Identificar a assinatura é o primeiro passo.

Para conseguir isso, os pesquisadores dividiram 414 participantes em vários grupos. Em primeiro lugar, foram analisadas 156 quebras celulares nos pulmões de pacientes. Seguiram-se um grupo de controle de 193 pessoas e um grupo de 65 pessoas com nódulos pulmonares benignos. Além disso, o grupo controle foi dividido em 113 fumantes ou ex-fumantes e 80 pessoas que nunca fumaram.

Os VOCs podem entrar nos pulmões de qualquer parte do corpo através da corrente sanguínea, o que representa um desafio ao usá-los para detectar doenças. A identificação de um composto específico na respiração não garante que as misturas tenham começado nos pulmões. A única coisa que os pesquisadores precisavam encontrar era um composto específico ou uma combinação de compostos que mostrassem sinais de câncer de pulmão.

Eles se basearam na análise de 156 células nos pulmões dos pacientes e em um cálculo de IA para identificar os biomarcadores esperados para a doença. Eles descobriram uma coleção de sete VOCs carbonílicos que pareciam ser exclusivos dos pacientes com câncer. Uma molécula de carbonila é qualquer molécula na qual um átomo de carbono está ligado duplamente a um átomo de oxigênio e alguma outra substância permanece. Depois disso, eles compararam essa assinatura com o grupo maior. Pelo menos no grupo de estudo, os resultados do estudo sugerem que o teste de respiração VOC detecta com precisão a presença de câncer de pulmão em 92% das vezes.

A eficácia do teste em um paciente com uma doença não diagnosticada, particularmente quando o paciente é assintomático e nos estágios iniciais, é desconhecida. Esse é um objetivo definitivo e não foi realmente exibido na revisão. Para replicar esses resultados e confirmar a eficácia do teste em toda a população, pesquisas adicionais são necessárias. Esperançosamente, o diagnóstico médico no futuro será tão simples quanto respirar, e nossa melhoria coletiva no tratamento e prognóstico tornará a respiração um pouco mais fácil para todos nós.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui