A Escola Municipal Professor Herley Mehl, no bairro Pilarzinho, recebeu melhorias para a implantação de uma sala do projeto Mãos na Massa, que incentiva os estudantes curitibanos a encontrarem soluções para questões do dia a dia de maneira criativa e sustentável, para que sejam mais autônomos.
O projeto é realizado no ateliê ou na cozinha de escolas com vivências do cotidiano e atividades manuais, como culinária e costura, de maneira articulada com conteúdos curriculares. Na Herley Mehl, a aula desta segunda-feira (21/3) abordou imigração polonesa e ucraniana e artefatos de origem eslava como as pêssankas, ovos coloridos pintados à mão.
A superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira, visitou a escola e acompanhou a aula. Ela explicou que o projeto Mãos na Massa teve como inspiração uma viagem de intercâmbio para a Finlândia, em 2019. “Nossos professores conheceram escolas de lá e trouxeram muitas ideias”, contou.
“É um sonho concretizado. Muitos projetos são desenvolvidos aqui e também no Farol do Saber e Inovação da escola, na impressora 3D”, disse a diretora Karine Lara Braun.
Obras na rede
Trinta e oito escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) receberam, neste início deste ano letivo, algum tipo de intervenção da Coordenadoria de Obras da Secretaria Municipal da Educação. As melhorias são realizadas em todas as regionais, periodicamente, e incluem pisos, telhados, pintura, refeitórios, adaptações de espaços, entre outras.
Somente no ano passado, a Educação investiu R$ 7,1 milhões em manutenção e reformas em escolas e creches públicas. Desde o início da gestão, já são mais de R$ 50 milhões investidos no programa Escola Bem-Cuidada.
Presenças
Para acompanhar o lançamento do ateliê na escola, estiveram presentes o superintendente Executivo, Oséias Santos de Oliveira; a diretora do Departamento de Desenvolvimento Profissional Estela Endlich; o diretor de Planejamento de Informações, Adriano Guzzoni; a gerente da Educação Integral, Michelle Taís Faria Feliciano; a chefe do NRE Boa Vista, Michele Prado.