Neste final de semana (7 a 9), no litoral paranaense, tem início o Festival de Inverno 2023, que marca a segunda fase dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs) da versão deste ano. A comemoração vai até o dia 23 de julho, em Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Morretes, Antonina e Paranaguá.
Mais de 40 jogos serão disputados, incluindo títulos públicos e estaduais, estúdios e introduções.
Realizados pelo Poder Público do Paraná, em 2019, os Jogos de Aventura e Natureza (JANs) são um empreendimento criativo que une o esporte e a indústria do turismo, pois acontece de forma itinerante em situações paranaenses que fazem notar a excelência da natureza.
O objetivo é apoiar o esporte e impulsionar a economia provincial, além de levar recreação para a população. Esta é uma unidade de ponta no Brasil em termos de design e graduação.
O Festival de Inverno é coordenado pela Secretaria do Esporte, e realizado com parceria da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa e a Secretaria da Cultura, com o apoio das prefeituras e federações esportivas de cada uma das modalidades.
A edição 2023 dos Jogos de Aventura e Natureza abriu com a etapa Norte, realizada em Londrina, Arapongas, Alvorada do Sul, Primeiro de Maio e Sertanópolis. Ao todo, os JANs terão quatro fases neste ano: Norte, Festival de Inverno, Corredor das Águas e Angra Doce.
“Os JANs prometem movimentar todo o Estado através de competições, clínicas esportivas e apresentações, utilizando o esporte como indutor do turismo, gerador de emprego, renda e desenvolvimento econômico”, afirma Tiago Campos, diretor de Inovação e Incentivo ao Esporte da Secretaria do Esporte. “Esperamos que o público compareça, participe e se divirta”.
Uma das novidades da edição atual dos JANs é o Festival da Família, que une os indivíduos, independente de idade, com recreação e diversão. Esta atividade já ocorreu proativamente na etapa Norte e será refeita no Festival do Inverno e em todas outras fases dos JANs.
Outra atração no Festival de Inverno serão os Jogos Indígenas, que também apareceram na etapa Norte. No litoral serão realizados no Aeroparque de Paranaguá. Atletas de diversas origens étnicas participam de uma variedade de competições tradicionais, celebrando a cultura deles e reforçando laços entre as várias comunidades.
O público do Festival de Inverno também vai prestigiar apresentações de Whelling (movimentos sobre duas rodas, com motocicletas, e quatro rodas, com quadriciclos), BMX Freestyle (saltos e manobras radicais nas bicicletas), Skate, Kart, Cross Games (buscando competidores condicionados, dentro das capacidades físicas deles) e Thriathlon.
Nesta etapa, destaca-se o extraordinário Circuito Brasileiro de Bodyboarding, em Pontal do Paraná, com o apoio de competidores de destaque no Brasil. Buscarão 1.000 pontos válidos pelo circuito nacional, entre os dias 13 e 16 de julho. Serão cerca de 150 competidores disputando em diversas categorias.
A etapa oferece aos competidores do bairro a chance de disputar em casa, perante do seu público e em condições conhecidas. Isso ajuda no avanço da habilidade próxima e reforça a cena no Estado.
Mais uma atração do Festival de Inverno é o enduro equestre. As classificações começam nos 10 km e vão até os 160 km, percorridos por volta no mesmo dia. As provas de 10, 20 e 40 km serão na categoria de regularidade e as de 60 e 80 km na categoria de velocidade.