20 C
Paraná
quarta-feira, janeiro 22, 2025
spot_img
InícioSaúdeFicar muito tempo sentado está te dando dor nas...

Ficar muito tempo sentado está te dando dor nas costas

spot_img

Um novo estudo da Universidade de Turku, na Finlândia, mostrou que reduzir o tempo diário sentado evita o agravamento da dor nas costas ao longo de seis meses. Esse resultado reforça a compreensão atual sobre a relação entre atividade física e a dor, além de fornecer mais respostas sobre os mecanismos envolvidos nesse calvário.

Intuitivamente, parece lógico que reduzir o tempo sentado ajuda a diminuir a dor nas costas, mas os dados de pesquisas são escassos. O estudo do Centro PET de Turku e do Instituto UKK, na Finlândia, investigou se diminuir o tempo na cadeira poderia prevenir ou aliviar a dor nas costas em adultos com sobrepeso ou obesidade, que passam a maior parte do dia sentados. Em média, os participantes conseguiram reduzir o tempo sentado em 40 minutos por dia ao longo dos seis meses de estudo.

“Nossos participantes eram adultos de meia-idade, relativamente comuns, que passavam muito tempo sentados, praticavam pouca atividade física e tinham ganho de peso. Esses fatores não só aumentam o risco de doenças cardiovasculares, como de dores nas costas,” explica Jooa Norha, pesquisador e fisioterapeuta da Universidade de Turku.

Resultados anteriores, deste e de outros grupos de pesquisa, já sugeriam que o sedentarismo poderia levar a esses problemas, mas os dados ainda eram preliminares.

Métodos robustos para estudar os mecanismos da dor nas costas

Os pesquisadores também examinaram possíveis mecanismos relacionados à prevenção da dor nas costas.

Pessoas sedentárias tendem a acumular depósitos excessivos de gordura nos músculos da região, e um metabolismo com excesso de glicose, ou sensibilidade à insulina, pode aumentar a predisposição à dor. Ainda assim, o problema pode ser prevenido ou aliviado mesmo que não ocorram melhorias na composição muscular ou no metabolismo. Para essas medições, os pesquisadores utilizaram ressonância magnética (RM) e imagem por PET, que se baseia em um traçador radioativo.

“Se você tem tendência à dor nas costas ou passa muito tempo sentado e está preocupado com a saúde da sua coluna, pode tentar encontrar formas de reduzir o tempo sentado no trabalho ou no lazer. No entanto, é importante lembrar que a atividade física, como caminhar ou realizar exercícios mais vigorosos, é mais eficaz do que simplesmente ficar em pé,” ressalta Norha.

Os pesquisadores também destacam que alternar entre diferentes posturas é mais importante do que buscar uma postura “perfeita”.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui