Apesar do fato de que o teletransporte de energia soa como algo saído da ficção científica, a pesquisa agora demonstra que você pode realmente extrair energia do nada.
De acordo com um novo relatório da Quanta Magazine, dois experimentos de física diferentes usando a mecânica quântica demonstram que é possível teletransportar energia através de distâncias microscópicas para conjurar energia de um vácuo de energia – essencialmente puxando energia do ar – apoiando a teoria de Masahiro Hotta de 2008.
Seth Lloyd, um físico quântico do Instituto de Tecnologia de Massachusetts que não é membro das equipes de pesquisa, disse a Quanta: “Isso realmente testa.” Na verdade, você está se teletransportando. A energia está sendo retirada de você.
Mais de uma década atrás, Hotta apresentou sua teoria sem muitos elogios. Pensava-se que nenhuma equação poderia ser usada para extrair energia do vácuo quântico. No entanto, os campos quânticos continuaram a flutuar de alguma forma em cada vácuo. A ideia do teletransporte, que foi desenvolvida duas vezes por pesquisadores da Universidade de Waterloo e da Universidade Stony Brook, envolvia trazer energia de um local próximo para o vácuo e, em seguida, fazer uso dessa energia.
A pesquisa de Hotta de 2008 o levou primeiro à energia negativa, que ele pensou não ser uma ação separada. Depois disso, ele olhou para o vácuo quântico, que, de acordo com seus cálculos, pode realmente mudar dentro de campos quânticos, permitindo que a energia se mova entre duas áreas.
O grupo de Waterloo descobriu em um experimento mais recente que quando a energia era gasta em um local, tornava possível para outro local – neste caso, um vácuo de energia – acessar a energia. Nayeli Rodriguez-Briones, que atualmente é pesquisadora da Universidade da Califórnia, Berkeley e fez parte de um dos experimentos, conta a Quanta: “Foi muito legal ver que é possível observar a ativação da energia com a corrente tecnologia.”
Hotta afirma: “Isso é física real – não ficção científica”.