Um “corpo de foguete misterioso” caiu na Lua e deixou uma “dupla cratera”, que é um mistério ainda maior para os cientistas.
Isso significa que não era um foguete comum, informou a NASA em um comunicado à imprensa em 24 de junho.
Até agora, nenhuma das nações que exploram o espaço da Terra levou crédito – ou culpa – pelo acidente. A informação é do portal do MiamiHerald.
A NASA diz que os astrônomos avistaram o foguete em rota de colisão com a Lua no ano passado e estavam esperando para ver o que poderia acontecer.
Chegou em 4 de março e aparentemente deu um show.
“Surpreendentemente, a cratera é na verdade duas crateras, uma cratera leste (18 metros de diâmetro, cerca de 19,5 jardas) sobreposta a uma cratera ocidental (16 metros de diâmetro, cerca de 17,5 jardas)”, informou a NASA.
“A cratera dupla foi inesperada. … Nenhum outro impacto de corpo de foguete na Lua criou crateras duplas.”
Pelo menos 47 corpos de foguetes da NASA criaram “impactos de naves espaciais” na Lua, de acordo com dados de 2016 da Arizona State University.
O Lunar Reconnaissance Orbiter da NASA avistou o local da cratera dupla perto da cratera Hertzsprung, uma cratera de impacto “complexa” no lado oculto da Lua.
A cratera dupla pode indicar que o foguete “tinha grandes massas em cada extremidade”, o que não é a norma, diz a NASA.
Foguetes usados normalmente têm um motor pesado em uma extremidade e um tanque de combustível vazio mais leve na outra, dizem os cientistas.
Então, qual foi a massa pesada adicional? A NASA não ofereceu palpites.
“Como a origem do corpo do foguete permanece incerta, a dupla natureza da cratera pode indicar sua identidade”, diz a NASA.