25.3 C
Paraná
quarta-feira, janeiro 22, 2025
spot_img
InícioSegurançaFraude de licitações no Paraná: servidores públicos e empresas...

Fraude de licitações no Paraná: servidores públicos e empresas faturam mais de R$ 14 milhões

spot_img

Nesta quinta-feira (1º), a Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou a operação que cumpriu 22 mandados de busca e apreensão contra servidores públicos e empresas suspeitos de fraudar processos licitatórios no município de Santa Helena, no Oeste do Paraná. Segundo a PCPR, os prejuízos aos cofres públicos superaram os R$ 14 milhões.

Os mandados foram executados na Câmara Municipal, na Prefeitura e em endereços relacionados aos investigados. A polícia ainda não divulgou os nomes dos acusados.

As investigações, que começaram em 2020, apontam que as fraudes envolvem contratos para serviços de preparação de atletas, arbitragem e aulas de violão, balé, viola, entre outros, realizados entre 2017 e 2024. De acordo com a Polícia Civil, muitos dos serviços contratados não foram efetivamente prestados e foram pagos sem a devida documentação exigida pelos editais.

O delegado Rogerson Salgado, chefe do Núcleo de Combate à Corrupção da PCPR em Cascavel, explicou que “boa parte dos serviços não foram prestados, inclusive foram pagos sem a devida documentação necessária conforme previsto em edital.”

Ainda conforme a polícia, algumas empresas, operadas por “laranjas” e ligadas aos agentes públicos investigados, se alternavam nos processos licitatórios, formando um conluio para prejudicar a competitividade das licitações. Além disso, foram identificadas irregularidades na condução das licitações, com direcionamento para que certas empresas fossem favorecidas e falta de fiscalização adequada dos contratos.

Os crimes investigados incluem fraude à licitação, falsidade ideológica, corrupção passiva, corrupção ativa, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui